Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


O que a pandemia revela da filosofia

Jordi Carmona Hurtado

Professor de filosofia da Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid

14/04/2020 • Coluna ANPOF

Jordi Carmona Hurtado (professor de filosofia da Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid) Quando o período que estamos atravessando terminar, ou, em qualquer caso, quando as águas dos acontecimentos começarem a descer com mais calma, será preciso se p (…)

Qual o sentido de ensinar em tempos de coronavírus?

Marcelo Senna Guimarães

Unirio

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

26/03/2020 • Coluna ANPOF

Nas comunidades de professores avoluma-se o debate sobre as medidas adotadas por instituições de ensino com a finalidade de salvaguardar a continuidade de seus cursos. Há escolas e redes de ensino privadas que, já no início da primeira semana de quarentena, iniciaram o uso de estratégias de ensino a dis (…)

Coronavírus e o retorno à ontologia

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

24/03/2020 • Coluna ANPOF

Quando João Gilberto mostrou seu novo e sofisticado jeito de tocar violão a Tom Jobim, pela primeira vez, Tom perguntou: “o que é isso, João?”. “Tirei dos requebros das lavadeiras de Juazeiro”, respondeu João Gilberto. O avanço de um vírus que nos ameaça a todos – (…)

Políticas identitárias - Prof. Dr. Érico Andrade (UFPE)

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

26/02/2020 • Coluna ANPOF

“o fascismo que está em todos nós, que ronda nossos espíritos e nossas condutas cotidianas, o fascismo que nos faz gostar do poder, desejar essa coisa mesma que nos domina e nos explora”. Foucault   Tentar inferir da condição de vítima a condição de um agente revolucionário&n (…)

"Mérito" Prof. DR. Érico Andrade (UFPE)

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

13/12/2019 • Coluna ANPOF

É evidente que há certa arbitrariedade em nascer numa família com fartos recursos (com capital financeiro e cultural), em nascer com algumas capacidades cognitivas ou talento acima da média, em nascer sem uma deficiência física crônica e em nascer num ambiente favorável ao sucesso que e (…)

O ECOCÍDIO É UM PROBLEMA FILOSÓFICO - Uma resposta a Giorgio Agamben

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

Thiago Vasconcelos

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

03/12/2019 • Coluna ANPOF

Hans Jonas, por exemplo, viu isso no seu mestre Martin Heidegger. Aquele desvio da verdade que levou o maior filósofo do século XX a flertar com o nazismo, apesar de todas as previsões e indícios, teria colocado em xeque não apenas a história de um pensador, mas a ineficácia da própri (…)

Espaços da liberdade republicana: homenagem a Sérgio Cardoso

Antônio Carlos dos Santos (UFS)

28/11/2019 • Coluna ANPOF

Veio a lume no final do ano passado o livro “Espaços da liberdade: homenagem a Sergio Cardoso”, organizado por Telma de Souza Birchal e Maria Cristina Theobaldo, publicado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 432 páginas, 2018.  O livro, na esteira do que vem sendo feito nos últimos anos no Brasil, (…)

CATHARINE MACAULAY, PRECURSORA DE MARY WOLLSTONECRAFT

Camila Kulkamp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC

05/11/2019 • Coluna ANPOF

Catharine Macaulay (1731-1791) nasceu em dois de abril de 1731. Seu pai se chamava John Sawbrigde e sua mãe era Dorothy Wanley. A segunda filha a nascer de dois irmãos e mais uma irmã teve berço junto à beleza exuberante de um condado nsudeste da Inglaterra chamado Kent. Sua família possuía bens (…)

BRASIL COMO EFEITO DESCIVILIZADOR: EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SOB ATAQUE

Anderson Alves Esteves 1

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Antonio José Romera Valverde 2

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

30/10/2019 • Coluna ANPOF

“nuvem de mosquitoso ar se movevento nenhum”(Alice Ruiz S.Desorientais) “A gente está sendo atacado”, diz a personagem Lunga, do filme Bacurau; a sentença distópica, vinda de algum momento do futuro, pode ser proferida, no presente, por profissionais da educação e por estudantes no Brasil, aviltados pelo desmonte do Estado de b (…)

Angela Davis, a filósofa na cidade

Yara Frateschi

Professora Livre Docente do Departamento de Filosofia da Unicamp

Laíssa Ferreira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp

26/10/2019 • Coluna ANPOF

Sócrates estava correto quando “afirmou que a razão de ser da filosofia é nos ensinar a viver de maneira apropriada. No nosso tempo, viver de maneira apropriada significa a libertação dos problemas urgentes da pobreza, necessidade econômica, doutrinação e opressão mental” (Angela Daivs,  (…)