Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Filosofando com sotaques africanos e indígenas
Renato Noguera
PPGFil/UFRRJColaborador do PPFEN/Cefet-RJGT Filosofar e Ensinar a Filosofar
20/02/2017 • Coluna ANPOF
Nós temos acompanhado um debate muito fértil sobre filosofia brasileira. Nossa primeira intenção era comentar os textos de Rafael Hadock-Lobo, Vladimir Safatle, Julio Cabrera, Carla Rodrigues, José Crisóstomo de Souza, Filipe Ceppas e Ronie Alexsandro Teles da Silveira que integram mais diretamente es (…)
O Debate sobre Filosofia Brasileira
Ronie Alexsandro Teles da Silveira
Universidade Federal do Sul da Bahia
10/02/2017 • Coluna ANPOF
O debate em andamento na Coluna da ANPOF sobre filosofia brasileira é tipicamente brasileiro. Nele se comprova nossa arraigada preferência pela teoria pura como forma de postular e resolver problemas. Pode parecer estranho que a filosofia possa ter outra perspectiva que não a puramente teórica, mas ela efetivamente tem. (…)
A Filosofia enquanto estudos e práticas
Silvio Ricardo Gomes Carneiro
Prof. de Filosofia da UFABCCoordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar
07/02/2017 • Coluna ANPOF
É com apelo de urgência que remeto à comunidade da ANPOF estas palavras. Pois a Filosofia ganha novas cores com o último texto aprovado da reforma do Ensino Médio, a Medida Provisória 743/2016, atualmente encaminhada para votação ao Senado no Projeto de Lei de Conversão 34/2016 (PLV 34/2016). (…)
Por uma disciplina para estudar o pensamento ameríndio nos cursos de filosofia
Filipe Ceppas
Professor adjunto da UFRJ - FE / PPGF
06/02/2017 • Coluna ANPOF
A proposta de incluir, no currículo da graduação em filosofia, uma disciplina obrigatória dedicada à filosofia e as culturas ameríndias responde a uma série de questões que vêm se revelando cada dia mais evidentes e importantes, começando com a do sentido de se falar em uma filosofia (…)
EM DEFESA DA FILOSOFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Fábio Gai Pereira
Doutorando em filosofia/UFRGSProfessor na rede municipal de Porto Alegre/RS e no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho
02/02/2017 • Coluna ANPOF
Em que tipo de sociedade você deseja viver? Você deseja viver em uma sociedade organizada com a menor carga tributária possível, com um Estado que possua o menor número de funções possível, pois na sua concepção a sociedade civil precisa ter a liberdade para organizar-se da maneira como (…)
SAFATLE, O NACIONAL IMPOPULAR E NOSSO DESEJO DE FAZER FILOSOFIA
José Crisóstomo de Souza
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA
01/02/2017 • Coluna ANPOF
Escrevo na continuidade do debate entre Haddock-Lobo, Carla Rodrigues, Vladimir Safatle e Julio Cabrera, sobre a filosofia que se poderia fazer no Brasil e as limitações do que ainda predominantemente se faz. Debate que creio deva ser posto em relação com intervenções de longa data, de colegas como Giannotti ou P (…)
Ocupação: quando a diversidade pode oprimir
Érico Andrade
Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco
23/12/2016 • Coluna ANPOF
No seu artigo O violento silêncio de um novo começo Zizek alerta para o perigo dos manifestantes dos occupys se apaixonarem por si mesmos e perderem de vista a dura luta que têm pela frente. No entanto, é muito difícil não se apaixonar por si mesmo quando a estratégia de luta, o ocupe, realiza a sociedade ho (…)
A filosofia (brasileira) não é feita só por homens
Carla Rodrigues
Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora FaperjIntegrante do GT Filosofia e Gênero
22/12/2016 • Coluna ANPOF
Nos últimos meses, três professores respectivamente, Rafael Haddock-Lobo (http://aws.wlib.com.br/anpof/comunicacoes/coluna-anpof/filosofia-brasileira-uma-questao), Vladimir Safatle http://aws.wlib.com.br/anpof/comunicacoes/coluna-anpof/seria-necessario-algo-como-uma-filosofia-brasileira) e Julio Cabrera (http://aws.wlib.com.br/anpof/ (…)
FILOSOFAR DESDE BRASIL: ALÉM DE UMA MERA QUESTÃO NACIONAL (ACERCA DE UM TEXTO DE HADDOCK-LOBO E UMA RÉPLICA DE VLADIMIR SAFATLE)
Julio Cabrera
UnB Brasília
20/12/2016 • Coluna ANPOF
I Vi com agrado que o professor Haddock-Lobo coloca a questão da filosofia no Brasil (algo diferente de filosofia brasileira, termo muito mais comprometedor). Com base em seu texto, imagino que ele desconhece a discussão em curso, já há algum tempo, sobre esse tema. Dou no final deste artigo algumas referência (…)
Aborto, um dos direitos fundamentais da mulher
Susana de Castro
Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.
19/12/2016 • Coluna ANPOF
No dia 29 de novembro, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal surpreendeu ao suspender a prisão preventiva de cinco funcionários de uma clínica de aborto clandestina de Duque de Caxias (RJ). Composta por Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Edson Fachin, a turma firmou o entendimento histórico de que a prática (…)