Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Ensino de Filosofia e Currículo

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

02/11/2016 • Coluna ANPOF

Há muitas perspectivas diferentes no debate sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio. Um dos temas mais relevantes diz respeito à “disciplinaridade” desse ensino, à maneira como a filosofia se faz presente no espaço da escola. Raramente se vê oposição à presença “transversal” do (…)

Uma escola para chamar de nossa

Ronai Rocha

01/11/2016 • Coluna ANPOF

Foi com algum desconcerto que percebi, como sindicalista, nos anos oitenta, que enquanto mantinha meus filhos em escolas públicas, a maioria dos meus colegas tratava de retirar os seus dela, matriculando-os no ensino privado e apostilado que hoje é moda no Brasil. Havia uma defesa da escola pública, por assim dizer, da boca para fora (…)

Em defesa da Torre de Marfim

Andrea Faggion

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Sem dúvida, ética é uma das áreas que desperta maior interesse entre estudiosos de filosofia mundo afora. Como professores universitários, não raro, filósofos se deparam com a incumbência de lecionar sobre ética profissional em disciplinas de serviço para diversos cursos de gradua&ccedi (…)

SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA

Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Nestes tempos obscurantistas, eu gostaria de tentar trazer alguma luz para uma questão permanente para nós, filósofos e professores de filosofia na universidade. A partir de minha experiência docente, tentarei articular uma visão abrangente sobre como ensinar filosofia na graduação. Começarei por dua (…)

O QUE É ENSINAR FILOSOFIA?

Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith

31/10/2016 • Coluna ANPOF

Nestes tempos obscurantistas, eu gostaria de tentar trazer alguma luz para uma questão permanente para nós, filósofos e professores de filosofia na universidade. A partir de minha experiência docente, tentarei articular uma visão abrangente sobre como ensinar filosofia na graduação. Começarei por dua (…)

Organizar, ocupar e resistir! O ‘lugar’ da reflexão filosófica no protagonismo dos/as estudantes-jovens paranaenses

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

NESEF-UFPR

Edson Rezende Teixeira

NESEF-UFPR

Geraldo Balduíno Horn

NESEF-UFPR

Valéria Arias

NESEF-UFPR

28/10/2016 • Coluna ANPOF

O movimento de resistência protagonizado pelos/as estudantes-jovens paranaenses pode ser considerado um acontecimento único e de grande relevância para a história dos movimentos sociais ocidentais das últimas décadas. Nos anos de 1960 e 1970, o movimento estudantil universitário, mais especificamente, o leva (…)

Desviando o debate: por que retirar a obrigatoriedade da filosofia?

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

27/10/2016 • Coluna ANPOF

O governo Temer impõe uma estranha agenda para a filosofia. Discutir a obrigatoriedade do ensino de filosofia, consolidada na LDB, depois de um longo e intenso debate, com pessoas fortemente engajadas com as questões do ensino, não me parece um processo de revisão de certas posições, próprio da democracia, (…)

Seria necessário algo como uma “filosofia brasileira”?

Vladimir Pinheiro Safatle

19/10/2016 • Coluna ANPOF

Neste espaço, há algumas semanas, Rafael Haddock-Lobo levantou uma pertinente questão a respeito do sentido em falar de uma “filosofia brasileira”. Já que nos referimos ainda hoje a certas “nacionalidades” ligadas à filosofia, como a França, a Alemanha, o Reino Unido e, mais recentemente, os EUA, por que n&at (…)

Comentário sobre: POR QUE NÃO DEFENDO A OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, de João Vergílio Gallerani Cuter, 10.10.2016

Konrad Utz

Universidade Federal do Ceará

19/10/2016 • Coluna ANPOF

Observação: Sou estrangeiro, meu texto não foi revisado, certamente há erros de portugês. Para falar a verdade, me surpreendi um pouco com o texto de nosso colega João Vergílio Gallerani Cuter. Para mim, parece bastante claro por que a filosofia deve ser ensinada no ensino médio. Isso segue de seu (…)

A ANPOF Hoje

Prof. Dr. Marcelo Carvalho

UNIFESP

18/10/2016 • Coluna ANPOF

Discurso de Abertura ANPOF 2016 Boa noite a todas e a todos. Bem vindos a Aracaju e ao XVII Encontro Nacional da ANPOF. Devo, antes de mais nada, ressaltar para vocês a enorme importância do apoio da UFS, através de seu reitor, Prof. Angelo Antoniolli, e do Prof. Antônio Carlos dos Santos, que possibilitaram que esse XVI (…)