Diretrizes para a Coluna Anpof
A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.
Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.
Critérios para submissão:
-
As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;
-
Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;
-
Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;
-
Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.
Radar Filosófico
Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).
Critérios para submissão:
-
Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;
-
Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;
-
Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;
-
A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;
-
Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;
-
Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.
Um Ensino Médio de verdade precisa ter Filosofia
Comissão de Ensino de Filosofia da Anpof
06/12/2023 • Coluna ANPOF
O incremento do Ensino Médio tem reservado nuances bem particulares nos últimos anos. Com a inclusão de sua obrigatoriedade na Constituição Federal, inúmeras políticas públicas começaram a ser desenvolvidas na tentativa de ofertar para todos e todas uma educação de qualidade, es (…)
Dissidentes de gênero: primeiro chamado
Lis Macêdo de Barros
Mestra em Filosofia pela USP. Doutoranda em Filosofia pela UFABC
Agnes de Oliveira Costa
Mestra em Filosofia pela USP. Doutoranda em Filosofia pela UFRN.
05/12/2023 • Coluna ANPOF
Desembainha a espada Calcula para vencer Feitiço e intercessão Mata o mundo pra não morrer Batalha travada, declínio colonial Fúria flamejante, traveco sobrenatural (Ventura Profana, 2021) Iniciamos este texto dizendo que ele é um chamamento, um ataque, uma busca por agenciamentos, por encontros, por algo (…)
Ressonâncias do texto "o machismo nosso de cada dia não rima com filosofia"
GT Filosofia e Gênero da Anpof
30/11/2023 • Coluna ANPOF
O texto preciso e corajoso de Cinara Nahra faz uma reflexão necessária sobre o ambiente predominantemente masculino da área acadêmica da filosofia no Brasil. Além de mostrar os números da dissimetria de gênero[1], a autora também analisa as práticas cotidianas que ajudam a aprofundar a desigual (…)
A paixão pela razão: Um obituário de Hans Albert (1921 - 2023)
Wolfgang Theis
Doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília
23/11/2023 • Coluna ANPOF
Hans Albert está morto. Em 24 de outubro de 2023, o filósofo e sociólogo alemão morreu aos 102 anos de idade, após uma vida bastante agitada. Essa foi a morte do penúltimo oponente da disputa do positivismo, que ocorreu em outubro de 1961 na Universidade de Tübingen, na Alemanha. De um lado estavam os repres (…)
Filosofia latino-americana: diálogos e manifestações
Ofélia Maria Marcondes
Profa. Dra. (IFSP)
21/11/2023 • Coluna ANPOF
Filosofia é reflexão sobre problemas concretos, de pessoas concretas, em dadas circunstâncias assim é que (re)construir a filosofia latino-americana exige reflexão que nos remete a tempos não-lineares de uma filosofia que se dá na urgência das circunstânci (…)
Introdução à Metafísica do Monismo de Triplo Aspecto
Alfredo Pereira Jr.
Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UNESP
16/11/2023 • Coluna ANPOF
Resumo: Proponho que o estudo das Formas aristotélicas possa ser feito tanto na perspectiva científica, no âmbito da Biofísica, compondo a ciência intitulada Sentiômica, quanto na perspectiva das experiências de primeira pessoa, compondo a metafísica das qualidades, intitulada Qualiômica. Esta &ua (…)
O machismo nosso de cada dia não rima com a filosofia
Cinara Nahra
Professora titular da UFRN. Coordenadora Adjunta da área de filosofia na CAPES.
14/11/2023 • Coluna ANPOF
Parece que começa a ganhar cada vez mais espaço na sociedade brasileira, felizmente, a percepção de que as mulheres deveriam ter uma participação muito maior na esfera pública e em cargos e em funções decisórias do que elas atualmente têm. Assim, o estabelecimento de cotas m&iacu (…)
Notícia sobre guerra e desenvolvimento
Breno Augusto da Costa
Professor (IFPR) e doutorando em Filosofia (UFU)
13/11/2023 • Coluna ANPOF
A guerra, qualquer guerra, é processo de aumento do subdesenvolvimento. Onde quer que ocorra, travada entre dois ou mais oponentes que têm consciência plena dela ou não, e como quer que seja empreendida, é sempre um fenômeno de desenvolvimento do subdesenvolvimento. A mulher com medo, o idoso com fome, a crian&ccedi (…)
Refugiados palestinos, os subviventes
William Costa
Professor de Filosofia da UECE
10/11/2023 • Coluna ANPOF
O refugiado caminha pelos escombros (Maria Zambrano) Quando a guerra acabar e nenhuma estrutura política, econômica, social e cultural etc. existir estavelmente, restará uma massa de mortos e subviventes nos escombros das antigas construções. O destino dos cadáveres será o apodrecimento a c&ea (…)
O conceito de razão poética em María Zambrano
Genildo Firmino Santana
Mestre em Filosofia da Educação pela UFPR; professor da Rede Particular de Ensino em Tabira e da FASP (Faculdade do Sertão do Pajeú).
09/11/2023 • Coluna ANPOF
O conceito de Razão Poética, em Zambrano, necessita ser posto no contexto de sua Filosofia e de seu pensamento maior. A Filosofia de Zambrano, segundo Fernanda Henriques, quer responder três questões que lhe são cruciais: a) A realidade não é ser; b) A realidade não é transparência ou lu (…)