Grupos de pesquisa divulgam nota em defesa do Estado de direito e pela punição dos criminosos e inimigos da democracia
10/01/2023 • Notas e Comunicados
Os integrantes dos grupos de trabalho e de pesquisa abaixo assinados repudiam de forma veemente os atos protofascistas de vandalismo, terrorismo e os crimes contra a ordem democrática perpetrados em 8 de janeiro de 2023 contra as instituições e os três poderes no Brasil. Com prejuízo irreparável a obras de arte e de valor histórico inestimável, é imprescindível a apuração e a responsabilização dos autores materiais, intelectuais, incentivadores e financiadores de tais atos.
Instigados por lideranças de movimentos antidemocráticos, como o ex- presidente Jair Bolsonaro, os atos devem ser investigados e punidos com o mais alto rigor da lei. Além disso, novas manifestações de afronta e/ou novos atos que atentem contra a democracia devem ser combatidos com celeridade.
Todo direito encontra seus limites no respeito a outros direitos, sendo inconcebíveis e inadmissíveis esses atentados ao patrimônio público, ao ambiente democrático e institucional, incentivados com a degradação dos debates na esfera pública via discursos de ódio e intolerância.
Pela união do povo brasileiro e reconstrução da nossa Democracia, o respeito à nossa Constituição e aos tratados internacionais, exigimos apuração e responsabilização dos criminosos, para que tais fatos lastimáveis jamais voltem a se repetir.
9 de janeiro de 2023.
Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (GTeia), da UFC
Grupo de Pesquisa Miroslav Milovic, da UFCG
Grupo de Trabalho Hans Jonas, da ANPOF
Grupo de Trabalho em Filosofia da Técnica e da Tecnologia, da ANPOF
Grupo de Trabalho de Filosofia da Psicanálise da ANPOF
Grupo de Trabalho Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF