Nota da Anpof sobre a situação do povo palestino
23/01/2024 • Notas e Comunicados
A Diretoria da Anpof se manifesta em favor do Povo Palestino e à Criação de um Estado Independente da Palestina. O silêncio de Estados, governantes e organizações, bem como usar a desculpa de conflitos diplomáticos diante de descalabros e ações homicidas já custou muito à comunidade humana ao longo da história.
A noção de que diferentes grupos étnicos e povos foram ininterruptamente perseguidos, expulsos de seus territórios ou massacrados é uma questão impossível de ser colocada de lado. Torna-se, nesse caso, oportuno lembrar o quanto, antes do início da Segunda Guerra Mundial, o antissemitismo e a perseguição aos judeus e a diferentes grupos se tornaram o aparato para as regras e os princípios centrais de uma ideologia de extermínio. Mesmo com relatos bárbaros, países como Inglaterra e França demoraram a se pronunciar quanto à ascensão do nazifascismo. O Brasil, em parte, foi cúmplice de algumas mortes, dentre elas, a de Olga Benário.
Por esta razão, diante de uma Guerra injusta contra todo um povo, é impossível não se comover e se indignar com os milhares de mortos. Em meio a esse terrível momento que assola o oriente, mas que também nos provoca, as imensas perdas de vidas civis, incluindo crianças, aponta para a necessidade, mais que crucial, de manifestarmos o repúdio à guerra, ao massacre ao povo palestino, à tentativa de Netanyahu de negar a Existência de um Estado Palestino e expulsar toda uma população do seu território de direito. Diante de tais fatos, esta Diretoria repudia a agressão desmedida sobre o povo palestino, assim como repudia toda e qualquer forma de terror e terrorismo, sejam estes atos praticados por qualquer grupo isolado ou mesmo por um Estado Independente.