Nota de falecimento - Prof. Luís Fernandes dos Santos Nascimento
20/06/2022 • Notas e Comunicados
Luís Fernandes dos Santos Nascimento (22/07/1973 - 19/06/2022)
Entramos na Faculdade no mesmo ano, 1993; e já no primeiro semestre nos reunimos para estudar juntos – queríamos pensar a Filosofia no Brasil. Desse desejo nasceu o "Doxas broteias" – expressão que descobrimos em um dos textos de Osvaldo Porchat e que deu nome ao nosso grupo de estudos, logo apelidado de Doxas. Reuníamo-nos semanalmente, primeiro, para organizar um evento gigantesco em que estariam presentes os maiores intelectuais brasileiros, depois para estudar Antônio Cândido, Roberto Schwartz, Paulo Arantes, sob orientação deste último. Desnecessário dizer que o mega-evento jamais aconteceu, mas o que se teceu ali naqueles encontros, na Cidade Universitária ou na Vila Buarque, no prédio da USP na rua Maria Antônia, foi uma profunda amizade.
Luís era uma dessas figuras que se sobressaía por sua irreverência. Naqueles anos de graduação na primeira metade dos anos 1990 integrava o Centro Acadêmico de Filosofia da FFLCH e publicava periodicamente no jornal do CAF suas charges sobre filósofos canônicos e professores do Departamento de Filosofia da USP; além de nos brindar com as paródias musicais sobre a filosofia.
Luís Nascimento se dedicou, desde a Iniciação Científica, à área de Estética. Seu mestrado Fala e escritura - as concepções da linguagem de Rousseau, Shaftesbury e Schleiermacher, foi defendido na USP em 2001; seu doutorado, Shaftesbury e a idéia de formação de um caráter moderno foi feito na USP, em co-tutela com a Université Blaise Pascal (Clermont Ferrand - França) e defendido em 2006. Fez pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Entre 2018 e 2019, foi Pesquisador Colaborador do Departamento de Filosofia da USP, com estágio de pesquisa na Johannes Gutenberg Universität (Alemanha) e na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Luís Nascimento colaborou com várias publicações do Departamento de Filosofia da USP, como a Rapsódia – Almanaque de Filosofia e Arte, da qual foi um dos editores do número 1; e Cadernos de Filosofia Alemã, apenas para citar alguns exemplos.
Atualmente Luís Nascimento era professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Nossos caminhos se separaram no final da graduação. Mas jamais esqueci aqueles anos de formação juntos e aquela profunda amizade que nos uniu. A vida é um sopro. Soubemos hoje com imensa tristeza que Luís partiu. Ele deixa um filho e sua companheira, Ana Carolina Soliva Soria. Meus sentimentos e de toda Diretoria da ANPOF a familiares e amigos.
Adeus, amigo.
Tessa Moura Lacerda
O velório será realizado no Cerimonial Pacaembu (Av. Pacaembu, 1254), das 9:00h às 13:00h. Após a cerimônia, o falecido será encaminhado para o Cemitério da Consolação.