Nota de pesar pelo falecimento do professor Márcio Augusto Damin Custódio
06/05/2025 • Notas e Comunicados
É com profundo pesar que a Diretoria da Anpof participa o falecimento do professor Márcio Augusto Damin Custódio, ocorrido no dia 6 de maio de 2025, e expressa suas condolências e solidariedade junto a sua família, amigos e colegas dos Departamentos de sua formação e carreira filosófica, em especial a UFBA, a UEM e a Unicamp, onde era atualmente professor Livre-Docente.
O professor Márcio era Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela própria Unicamp, tendo realizado dois Pós-doutorados na Princeton University, em 2009 e 2014. Dedicava-se sobretudo à filosofia medieval, e mais recentemente a Tomás de Aquino e à recepção da metafísica escolástica pela Modernidade. Márcio era também um raro pesquisador de mulheres filósofas, com destaque para a moderna Margaret Cavendish, sobre quem publicou um verbete na Enciclopédia Mulheres na Filosofia. Orientador de pesquisadores e pesquisadoras nos variados estratos da formação filosófica, a ausência do professor Márcio será profundamente sentida pelos estudantes que o acompanharam e acompanhavam neste momento.
Compartilhamos deste momento de dor e lamentamos a perda deste companheiro de jornada filosófica, homenageando seu engajamento humano para com todos ao redor.