Nota em solidariedade à professora Maria Oseia Bier e em repúdio a medidas e atos autoritários
05/05/2022 • Notas e Comunicados
A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, comprometida com os preceitos constitucionais da liberdade de expressão e em defesa das liberdades democráticas, tão combalidas diante de governos e gestões autoritárias, registra seu apoio à professora Maria Oseia Bier, docente do Instituto Federal de Mato Grosso, no campus de Alta Floresta, vítima de perseguição política e administrativa pelo simples exercício do seu direito de manifestação e por exigir respeito à sua fala em um espaço colegiado da instituição na qual atua.
Bier é professora de Filosofia, egressa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso, com uma notável atuação na luta sindical e no movimento docente da carreira EBTT. As ofensivas contra Bier começaram em 2016, após a professora participar de mobilizações críticas à Emenda Constitucional 95 (conhecida como PEC da Morte, por congelar por 20 anos os investimentos em políticas públicas e direitos sociais). Desde lá, a professora tem sido alvo de uma série de investidas administrativas que culminaram em situações de assédio e na abertura de sucessivos processos disciplinares.
A ANPOF é solidária à professora Bier e reitera seu repúdio a quaisquer medidas e atos autoritários dentro e fora das nossas IES. Os Institutos Federais, CEFETs e Universidades Públicas são espaços de debate crítico, de expressão política e não devem, sob hipótese alguma, ser espaços de assédios, machismo e perseguições.