Nova Diretoria da Anpof (2023-2024) é apresentada na mesa de encerramento do XIX Encontro Anpof
14/10/2022 • Notas e Comunicados
É apenas a segunda vez que a presidência da ANPOF é ocupada por um programa do nordeste. A ausência de pessoas do Nordeste e Norte na direção da ANPOF demonstra que a democratização dos espaços de poder da filosofia ainda precisa ganhar corpo. É a primeira vez que mulheres pardas e negras compõem a diretoria da ANPOF. É a primeira vez que a diretoria terá 09 estados e as 5 regiões da federação. A diversidade desta composição não pode depender das eventuais disputas de chapa. É preciso mais do que nunca fortalecer as instituições por meio de regras que passem a contemplar estatutariamente a diversidade do Brasil (tanto de região, raça e gênero). Diversidade que está presente de modo radical na nossa diretoria que acaba de ser eleita.
O desafio que se apresenta ao Brasil não é apenas de recuperar as instituições, o que se faz, aliás, produzindo a história delas, mas é também de fortalecer a presença da multiplicidade que somos. Esse desafio será levado a cabo pela presente diretoria eleita da ANPOF na forma de um compromisso irrestrito com a escuta da área. Afinal, nada pode ser feito sem que os programas possam ser consultados, sem que estejamos presentes e preferencialmente de modo presencial, em cada programa. Seremos primeiro ouvidos.
Com efeito, a escuta não é neutra. Ela indica um caminho. Nosso caminho é de aprofundamento de questões prementes do mundo contemporâneo como, por exemplo, as questões do antropoceno, gênero e raça, mas sem descuidar da tradição da história da filosofia que também formou a filosofia no Brasil. A nossa escuta é um indicativo de que o pluralismo não deve ser visto numa perspectiva abstrata, mas como uma tarefa que só ganha sentido quando efetivamente contemplamos as diferenças de nosso imenso Brasil.
Agradecemos a todas, todes e todos os votos em nossa chapa e temos noção do desafio que nos espera, mas temos igualmente convicção de que estamos dando os primeiros passos
Presidência: Érico Andrade Marques de Oliveira (UFPE)
Secretaria Geral: Eduardo Vicentini de Medeiros (UFSM)
Secretaria Adjunta: Tessa Moura Lacerda (USP)
Tesouraria Geral: Judikael Castelo Branco (PROF-FILO/UFT)
Tesouraria Adjunta: Francisca Galiléia Pereira da Silva (UFC)
Diretoria de Comunicação: Georgia Cristina Amitrano (UFU)
Diretoria Editorial: Adriana Delbó Lopes (UFG)
Conselho Fiscal 1: Taís Silva Pereira (PPFEN-CEFET/RJ)
Conselho Fiscal 2: Ester Maria Dreher Heuser (Unioeste)
Conselho Fiscal 3: Castor Bartolomé Ruiz (Unisinos)