I Olimpíada Brasileira de Filosofia deixa legado de valorização da área
25/10/2024 • Notícias ANPOF
Programação inédita no País mobilizou 37 estudantes em atividades acadêmicas, culturais e sociais em Santa Maria/RS
Um evento histórico, de celebração da Filosofia em instituições de ensino básico de Norte a Sul do Brasil. Assim foi a final da I Olimpíada Brasileira de Filosofia (Onfil), realizada de 17 a 20 de outubro, em Santa Maria/RS. Promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a etapa final reuniu presencialmente 37 estudantes, acompanhados de suas professoras e professores, em torno de uma programação acadêmica, cultural e social que integrou, empolgou e criou preciosos laços de amizade entre todos participantes.
Coordenador nacional e um dos idealizadores da Onfil, Gustavo Coelho explica que dia 29 de novembro ocorre a seletiva nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia, a IPO. Estarão em disputa duas vagas às quais o Brasil tem direito nesta 33ª edição do certame internacional, que será realizado em Bari, Itália, em maio de 2025.
Para Coelho, a Onfil foi sucesso absoluto porque teve o grande mérito de mobilizar estudantes e professores da educação básica de todas as unidades da federação em torno de um concurso de ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa, algo inédito no País. “A etapa regional, em junho, envolveu 566 inscritos, mas sabemos que houve uma mobilização muito maior de estudantes nas escolas. E, como se trata de uma prova dissertativa, sem limite de páginas, essa dinâmica tornou necessário mobilizar um grande número de jurados qualificados para fazer a avaliação da produção dos estudantes”, detalha o organizador, para quem o desafio para a próxima edição será ampliar ainda mais o alcance da Onfil. “Queremos envolver ainda mais professores e estudantes, sempre de forma sustentável, orgânica e consistente”, planeja Coelho.
Diretora geral da Onfil, a professora Mitieli Seixas da Silva ouviu de participantes depoimentos emocionados de gente que, enfim, encontrou seu lugar no mundo. “Um estudante me disse que pela primeira vez ele se sentiu valorizado por estudar filosofia. Nós sabemos o quanto nossa área é desacreditada e sofre ataques de todos os tipos, quando na verdade ela pode contribuir para a melhora dos índices na educação básica”, relata ela, convicta de que a experiência da Onfil tem potencial de mudar a forma como os estudantes se relacionam com a disciplina na escola. “Esse aluno vai ser um multiplicador e motivador. Acredito no potencial transformador da Filosofia nessa fase do ensino”, complementa Mitieli.
Para além de celebrar a argumentação, a reflexão refletida, o pensamento cuidadoso, e a atenção, premissas para a prática da Filosofia, a I Onfil também deixa como legado a qualidade de seus palestrantes, o capricho na organização, a dedicação de voluntários e estagiários envolvidos e, em especial, a diversidade geográfica, de gênero e raça de seus participantes. “A Onfil só demonstra o que a Filosofia é capaz de fazer”, resume a professora.
Medalhista de prata na seletiva da região centro-oeste, Kariny Silva de Lima, 16 anos, participou da Onfil acompanhada da professora Ayra Müller Cândido. Provenientes da Escola Cívico Militar Marçal de Souza Tupã-Y, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, elas eram pura empolgação diante da grandeza do campus da UFSM. Foi no 1° ano do ensino médio que a estudante teve aulas da matéria pela primeira vez e foi paixão instantânea. “Descobri um novo mundo, entendi que a Filosofia é um estilo de vida, uma maneira diferente de ver o mundo, o seu entorno. Não é só uma matéria, é a nossa vida, uma ferramenta pra gente se entender e questionar as coisas”, encanta-se.
Todo empenho nos estudos rendeu a Kariny uma bolsa de iniciação científica e uma certeza: “Pretendo dar aula e, quem sabe, ser professora universitária. Não me vejo fazendo outra coisa. Estava bem na dúvida e, na metade do primeiro ano, decidi. Quero ser professora de Filosofia, porque me traz uma emoção e uma satisfação muito grande explicar conceitos e as pessoas compreenderem”. Nessa hora, os olhos da professora Ayra encheram-se de lágrimas, transbordando de orgulho e do sentimento de missão cumprida.
Mais velha de três irmãs, filha de pai entregador e mãe cabeleireira, Kariny será a primeira da família a concluir o ensino médio e cursar uma faculdade.
A I Onfil foi uma promoção da UFSM através da Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Graduação, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), do Programa de Pós-Graduação de Filosofia e do Departamento de Filosofia, com financiamento do MCTI e do CNPq e apoio da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof). Também contou com a parceria das editoras da Unicamp, Unesp e UFSM, à Editora Vozes, Livraria Athena e ao Lab Criativo.
CONFIRA OS VENCEDORES DA I ONFIL:
Menções honrosas:
Pedro Enrique dos Passos Morais (IFERR/CBVZO, Boa Vista/RR)
Gustavo Henrique de Paula (Escola Estadual Frei Levino, Monte Belo/MG)
Alice Benevides Badin (Colégio Vértice, São Paulo/SP)
Natália Campos Correia (Colégio WR, Goiânia/GO)
Thiago Medeiros Gehrke (Escola Sesi de Referência, Joinville/SC)
Francisco Lucas Uchoa de Sousa (EEEP Ícaro de Sousa Moreira, Fortaleza/CE)
Medalha de bronze:
Lucas Barreto Santos (IFBA, Camaçari Camaçari/BA)
Anne Beatriz Dias de Andrade (IFG Campus Águas Lindas, Águas Lindas/GO)
Álvaro Miguel Menino Novais (Colégio Delos, Goiânia/GO)
Marcio Francisco Cruz de Souza Jr. (Colégio Técnico da UFRRJ, Seropédica/RJ)
Gabriel do Amarante Martins (Colégio Israelita Brasileiro, Porto Alegre/RS)
Medalha de prata:
João Otávio Peri (Sesi Lages II, Lages/SC)
Henrique Sulzbacher Hinrichs (Colégio Anchieta, Porto Alegre/RS)
João Guilherme Moliterno Morinho (Via Sapiens, Cotia/SP)
David Oliveira da Silva (IF Baiano, Valença/BA)
Medalha de ouro:
João Alexandre Sena de Alencar (C.E. Sesc José Roberto Tadros, Manaus/AM)
Isak Barros de Morais Sampaio(IFBA Jequié, Jequié/BA)