Marilena Chaui é a indicada pela Anpof ao Prêmio "Carolina Bori Ciência & Mulher"

29/10/2021 • Notícias ANPOF



Anpof indicou a professora Marilena Chaui (USP) para a 3ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas as sociedades científicas afiliadas podem fazer indicações de cientistas brasileiras destacadas de instituições nacionais até o dia 31 de outubro.

A Anpof consultou todos os programas de pós-graduação em Filosofia afiliados à Anpof, para que indicassem uma pesquisadora. Dez programas fizeram indicações, sendo as indicadas: Beatriz Sorrentino Marques (UFMT), Deborah Danowski (PUC-RIO), Janyne Sattler (UFSC), Juliana Fausto PNPD/CAPES (PUC-RIO), Luciana Zaterka (UFABC), Larissa Gabriele Soares da Silva - meninas na ciência (UFSCar), Marilena Chaui (USP) e Sofia Inês Albornoz Stein (UNISINOS). Em uma segunda rodada, os programas puderam votar em um desses nomes, vencendo Marilena Chaui com três votos. 

A indicação da Anpof concorrerá com as das demais afiliadas à SBPC. Ao todo serão três vencedoras em cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. A seleção da vencedora de cada área será feita por uma comissão julgadora designada pelo Conselho da SBPC, composta por membros da entidade, de sociedades afiliadas, entidades científicas externas e organizações que apoiam a Ciência no País. O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2022.

Este ano, a premiação homenageará as “Mulheres Cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional. 

Leia a carta da Anpof justificando a indicação aqui.