Roda de conversa da Anpof e RBMF discute maternidade e pesquisa
29/02/2024 • Notícias ANPOF
A quem a maternidade atrapalha, de fato?
Essa questão foi colocada pelo movimento Parent in Science, recentemente, e vamos debatê-la por aqui também. Em janeiro deste ano, o CNPq aceitou um parecer em que a gravidez foi justificativa para reprovar Maria Carlotto, professora da UFABC, em edital de pesquisa de produtividade. Infelizmente, esse fato não é isolado. A falta de políticas públicas que apoiem as mães na academia e fora dela é um problema grave e presente em todo o país, em todos os departamentos.
No dia 8 de março, dia das mulheres, às 18h, a Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas vai promover uma conversa entre as professoras Dra. Mitieli Seixas (UFSM) e a Dra. Maria Carlotto (UFABC), com mediação e debate das professoras Dra. Silvana Ramos (USP/RBMF) e Dra. Georgia Amitrano (UFU/Anpof).
Maria Carlotto é cientista social formada pela USP e professora do Bacharelado em Ciências e Humanidades e do Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC, onde também integra o Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Economia Política Mundial e coordena o Grupo de Pesquisa Neoliberalismo, Democracia e Mudança Estrutural do Espaço Intelectual Brasileiro.
Mitieli Seixas da Silva é professora do Departamento de Filosofia e do PPG em Filosofia da UFSM. Atualmente pesquisa a filosofia teorica de Émilie du Châtelet e coordena o "Émilie: Grupo de Pesquisa e Tradução" (Cnpq), que está trduzindo a obra da filósofa. Em 2021 recebeu o prêmio Elisabeth da Bohemia concedido pelo Center for the History of Women Philosophers and Scientists (Paderborn/ Alemanha). Coordena o subprojeto Filosofia da Residência Pedagógica (Capes) da UFSM e o projeto de extensão Seletiva Nacional para a IPO. Neste ano realizará a I Olimpíada Nacional de Filosofia voltada para estudantes do ensino médio (Cnpq/MCTI). É mãe da Cecília e da Lorena.
Venham ouvir, compartilhar e debater esse tema com a gente.