Santa Maria/RS é sede da final da Olimpíada Nacional de Filosofia

18/10/2024 • Notícias ANPOF

Iniciativa inédita no Brasil nestes moldes ocorre de 17 a 20 de outubro, com participação de em torno de 50 estudantes de ensino médio de diversas regiões do País. 

De 17 a 20 de outubro, Santa Maria/RS será a capital nacional da Filosofia. Isso porque ocorre na cidade a etapa final da Olimpíada Nacional de Filosofia 2024 (Onfil). Idealizada pelos professores Gustavo Coelho (CIB) e Mitieli Seixas da Silva (UFSM), e tendo como instituição promotora a Universidade Federal de Santa Maria em colaboração com dezenas de instituições de todas as Unidades da Federação, a Onfil teve uma etapa regional, aplicada simultaneamente em todas as unidades da Federação, e uma final nacional, sediada na UFSM, onde estão reunidos os dez melhores colocados de cada uma das cinco regiões do País. Em torno de 50 estudantes, acompanhados de seus professores, estão em Santa Maria para o evento. 

Entre eles está o estudante do Instituto Federal da Bahia, Câmpus Jequié, Isak Barros Sampaio (foto), 16 anos. “Sempre tive curiosidade em saber o que é Filosofia, mas só fui ter contato agora, no 2º ano do ensino médio, e aí me apaixonei. E quando soube da Onfil, vi a oportunidade de pesquisar e estudar mais. Minha escola fez uma pré-seleção, passei, fui para a etapa regional e conquistei a medalha de ouro da região nordeste. Estou muito grato e honrado pela oportunidade, e aproveitando ao máximo o contato com essa diversidade cultural”, relata Isak, que pela primeira vez viaja para tão longe de sua casa.   

PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA, CULTURAL E SOCIAL 

Foi preparada uma programação acadêmica, cultural e social, com o propósito de estimular a construção de laços entre os participantes, em um ambiente colaborativo e inclusivo. A abertura oficial ocorreu na quinta-feira, 17/10, no Teatro Caixa Preta, na UFSM, com apresentação de Biga Somavilla ao piano e palestra do professor aposentado da Filosofia da UFSM Ronai Pires da Rocha. “Afinal, o que é uma escola” foi o tema da exposição do professor Ronai, através do qual ele trouxe apontamentos sobre as consequências do uso excessivo das telas para os processos de aprendizagem e o quanto este novo hábito tem nos afastado do que ele chamou de “sacralidade compartilhada”, ou seja, do estado de silêncio, dos momentos de contemplação em que nos elevamos, sentimos de modos diferentes e exercitamos nossa corporeidade, experiência que envolve a percepção, a vivência, as emoções, sensações físicas e a relação entre o corpo e o ambiente.  

A Onfil também conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Na etapa regional, os estudantes tiveram de elaborar ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa, mesmo desafio que os alunos selecionados para a etapa final terão de cumprir. 

Com a criação da Onfil, em março de 2024, a Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO) – outra importante competição da área – passou a ser reservada a até 20 estudantes de cada uma das cinco regiões brasileiras, de acordo com sua ordem de colocação na etapa regional da Onfil. 

Diretora geral da Onfil, a professora Mitieli Seixas explica que o Brasil não contava com uma olimpíada nacional de Filosofia que possuísse um caráter competitivo e cuja prova fosse aplicada em língua portuguesa, diferencial que contribui para uma ampla divulgação e popularização da Filosofia, uma vez que estimula, através de um concurso saudável destinado a estudantes da educação básica, a reflexão filosófica e competências ligadas à leitura e à escrita de textos argumentativos e também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao promover encontros e trocas significativas entre seus participantes.

Isak deixou uma dica para quem deseja ter um contato inicial com a Filosofia. “Recomendo o livro ‘Iniciação à Filosofia’, da Marilena Chauí”, finaliza o futuro possível filósofo. 

Saiba mais sobre a Onfil.