ISEB: Uma experiência filosófica brasileira
Tiago Medeiros
Professor de Filosofia do IFBA
05/06/2024 • Coluna ANPOF
O objeto deste texto[1] é a contribuição filosófica do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros – 1955-1964): um passeio pelos seus principais filósofos e uma interpretação do sentido profundo desse movimento para a cultura brasileira. Dois pensadores têm aí particular import (…)
Desconstruindo barreiras: GT Filosofia e Gênero entrevista Cristiane Ayoub, Daniela Rosendo, Tânia Kuhnen, Ilze Zirbel e Anahí Mello
Valéria Cristina L. Wilke
Professora de Filosofia (UNIRIO); Integrante do GT Filosofia e Gênero
Solange Aparecida de Campos Costa
Professora de Filosofia (UESPI); Integrante do GT Filosofia e Gênero
04/06/2024 • Entrevistas
Entrevista publicada em parceria com a Revista Humanitas - edição 175 Os pontos de vista de pesquisadoras do nosso tempo sobre as novas fronteiras entre temáticas emergentes da filosofia que abrangem a preservação do meio ambiente, o estupro, o ecofeminismo, o etarismo e o capacitismo. Nesta entrevis (…)
Homossexualidade: enrustimento e servidão
Cleiton Zóia Münchow
Professor (IFMS) e doutorando em Filosofia (USP)
31/05/2024 • Coluna ANPOF
Como explicar um homossexual bolsonarista? Como explicar que há homossexuais que julgam a si mesmos e aos demais homossexuais como doentes, pecadores e viciosos? Como explicar homossexuais que solicitam terapia de reversão para si e para os demais? Como explicar homossexuais que reprimem a si mesmos e aos demais homossexuais? Perguntas (…)
A enchente como derrocada ou da fragilidade da bondade
Tiago dos Santos Rodrigues
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor adjunto de filosofia na Faculdade do CEFI (FACEFI).
29/05/2024 • Coluna ANPOF
As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio nos dão o que pensar. O caráter (ainda) atípico delas, sua densidade e a extensão da sua destruição impressionaram a todos nós. O evento dessas enchentes fora vivenciado, sem dúvida, como algo incomum, como um extraordinário (…)
8M entre Filosofia e Psicanálise: Sobre o preceito da suspeita
Léa Silveira
Professora de Filosofia na Universidade Federal de Lavras
28/05/2024 • Coluna ANPOF
Quando Simone de Beauvoir escolhe uma frase de Poulain de la Barre como uma das epígrafes de uma das obras mais fundamentais do pensamento feminista, ela destaca um aspecto profundo e pervasivo da tarefa que então se impõe. Pois a ideia de que “Tudo o que os homens escreveram sobre as mulheres deve ser suspeito, pois eles s&ati (…)
É preciso estar atento e forte! Solidariedade às mulheres argentinas diante de mais um crime de ódio - Nota do GT Filosofia e Gênero da Anpof
24/05/2024 • Notas e Comunicados
Através dessa carta de repúdio nos solidarizamos com o povo argentino neste momento tão grave de sua história em que um governo de extrema-direita ataca a ciência, a universidade, e retira os direitos dos mais vulneráveis. Particularmente, nos referimos ao crime ocorrido na madrugada de segunda-feira, 6 de maio (…)
A natureza como mercadoria, a vida em troca
Bruna Santos da Silva
Doutoranda em Filosofia (UFBA).
21/05/2024 • Coluna ANPOF
A relação que deve ser estabelecida entre o ser humano, que vive em uma sociedade capitalista, e a natureza é intrigante pelo seu teor de nocividade. O capitalismo obriga a posse e a dominação da natureza. O ser humano imerso na sociedade capitalista deve possuir, dominar a natureza e, simultaneamente, distanciar-se del (…)
Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FAJE
17/05/2024 • Notícias ANPOF
A Diretoria da Anpof, representada pelo presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FAJE no dia 16 de maio. A reunião com corpo docente do programa teve como objetivo discutir o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) (…)
O cavalo Caramelo
Felipe Augusto Ferreira Feijão
Bacharel em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Licenciado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
17/05/2024 • Coluna ANPOF
Precisamos de símbolos. O homem foi definido como animal simbólico[1] pelo filósofo Ernst Cassirer. Talvez o cavalo (não se tratava de uma égua como se pensou inicialmente) Caramelo, como foi batizado, fique como um dos símbolos dos horrores que acontecem no Rio Grande do Sul. O vira-lata caramelo, presente em to (…)
Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG
17/05/2024 • Notícias ANPOF
A Diretoria da Anpof, representada pelo presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMG no dia 16 de maio. Participaram da reunião o coordenador do PPG, professor Dr. Helton Adverse, o Pró-Reitor Adjunto da Universidade, pro (…)