Epistemologia em tempos de crise

Breno Ricardo Guimarães Santos

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia

28/05/2019 • Coluna ANPOF

  Pensemos na brincadeira “telefone sem fio”. Para quem não se lembra ou não conhece a brincadeira, aqui vai um guia rápido. Forma-se uma fila de pessoas; a primeira pessoa da fila inventa uma frase e transmite para a segunda; a segunda transmite para a terceira, e assim por diante. A graça da brincadeira era ver de que modo a frase chegari (…)

Chamada de Artigos - Revista GEOGRAFICIDADES

26/05/2019 • Notícias ANPOF

  Chamada de artigos para um número especial da Geograficidade Interfaces fenomenológico-hermenêuticas em Arquitetura e Geografia.http://periodicos.uff.br/geograficidade (…)

Filosofia, modo de usar.

Alexandre de Oliveira Torres Carrasco

Professor do Departamento de Filosofia UNIFESP

23/05/2019 • Coluna ANPOF

Não faz muito tempo que a filosofia entre nós tinha algo de excêntrico. Faltava-lhe não sei o que de ordinário, de cotidiano, de prosaico. Tudo também se resume a entender quem seria esse “nós”, também um dos “nós” da questão, mas sigamos. O fato é que, repentinamente, pelo menos para efeito retórico, parece que não só, (…)

Marx está presente em apenas 4% de disciplinas de pesquisa em filosofia

22/05/2019 • Clipping

Folha S. PauloLevantamento em cursos de pós-graduação foi feito pela Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofiahttps://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/05/marx-esta-presente-em-apenas-4-de-disciplinas-de-pesquisa-em-filosofia.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa&fbclid=IwAR3oY45MC0TcgiZaq6nBPNIsaEIwjndFzo57N3 (…)

Revista Temporal: Dossiê Justiça

21/05/2019 • Notícias ANPOF

Dossiê JustiçaWalter Benjamin, em um texto de 1921, cujo teor de complexidade já se enuncia na difícil tradução de seu título Zur Kritik der Gewalt, Para uma crítica da violência ou Crítica da violência – crítica do poder, pensa como se institui a ordem do direito:"A justiça é o principio de toda instauração divina (…)

Carta aberta pela dignidade das ciências sociais e humanas no Brasil - Sociedade Portuguesa de Filosofia, Associação Portuguesa de Sociologia e Associação de Portuguesa de Antropologia

21/05/2019 • Clipping

Petição PúblicaA Sociedade Portuguesa de Filosofia, a Associação Portuguesa de Sociologia e a Associação de Portuguesa de Antropologia têm acompanhado, com apreensão cívica e consternação intelectual, a degradação profunda da situação pública a que estão a ser sujeitos nas áreas científicas que representamos colegas do Brasil, suas in (…)

Académicos portugueses mandam "um cheirinho de alecrim" para o Brasil

21/05/2019 • Clipping

Diário de NotíciasA história tem um episódio perturbador. Já se sabia que o governo brasileiro tinha em curso várias medidas polémicas para cortar gastos na educação. E também que o atual ministro do setor, Abraham Weintraub, defende que um dos seus objetivos é "vencer o marxismo cultural nas universidades".https://www.dn.pt/pais/interior/acad (…)

DECLARACIÓN PÚBLICA – enfático rechazo a la declaración reciente del presidente brasilero Jair Bolsonaro

21/05/2019 • Clipping

Asociación Chilena De Filosofía (ACHIF)Por medio de la presente, comunicamos nuestro enfático rechazo a la declaración reciente del presidente brasilero Jair Bolsonaro respecto del posible recorte del financiamiento público de las Facultades de Filosofía y Sociología, para con ello, redestinar dichos recursos al fomento del desarrollo de otras dis (…)

British Philosophical Association Defends Philosophy in Brazil

21/05/2019 • Clipping

Dailynous.comThe Executive Committee of the British Philosophical Association (BPA) has issued a statement responding to Brazil’s president, Jair Bolsonaro, who last week proposed that federal funding for the study and teaching of philosophy and sociology be ended.dailynous.com/2019/05/01/british-philosophical-association-defends-philosophy-brazil/ (…)

O nome da confusão

Amaro Fleck

Professor de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais

21/05/2019 • Coluna ANPOF

Por isso, em vez de insistir na mobilização da classe trabalhadora na porta das fábricas, os comunistas teriam passado a priorizar, em algum momento do século vinte, a infiltração de seus quadros em jornais, rádios e televisões; nas escolas e nas universidades; nas editoras e nos centros culturais  (…)