A favor de Butler e da liberdade, contra a violência!

13/11/2017 • Notas e Comunicados

Nota de repúdio à agressão sofrida por Judith Butler e Wendy Brown no aeroporto de Congonhas em São Paulo em 10/11/2017   Recentemente vimos a diretoria da ANPOF manifestar-se em desagravo a uma petição  pública a fim de impedir a participação da filósofa no seminário "Os Fins da Democracia" promovido pelo Sesc Pompéia, em São P (…)

Revista Sképsis 16

10/11/2017 • Notícias ANPOF

Acaba de ser lançado o mais novo número da Revista Sképsis . Sképsis 16 O neopirronismo de Robert J. Fogelin Confira no link: http://philosophicalskepticism.org/skepsis/skepsis-16-o-neopirronismo-de-robert-j-fogelin/    (…)

A obra de Judith Butler para entender os discursos de ódio contra ela

08/11/2017 • Clipping

El País BrasilA filósofa Judith Butler está no Brasil esta semana e tem sido alvo de discursos de ódio e manifestações contrárias a sua presença no país. Para pensar a teoria de Butler, sua importância e esta reação de parte da sociedade, integrantes do GT de Gênero elaboraram este texto publicado hoje no periódico El País/Brasil.https://b (…)

Preconceito e política

Prof. Dr. Eduardo Jardim de Moraes

PUC-RJ

08/11/2017 • Coluna ANPOF

Li, com constrangimento, a matéria escrita por Vladimir Safatle, intitulada “O preconceito é um exercício da liberdade?”, de 13 de outubro de 2017, na Folha de São Paulo, que defende a intervenção “em todos os níveis, sobre práticas sociais que minam a adesão a princí (…)

Filosofia Unisinos Vol 18, No 2 (2017)

05/11/2017 • Notícias ANPOF

Unisinos Journal of Philosophy (Filosofia Unisinos) has just published its latest issue at http://revistas.unisinos.br/index.php/filosofiaWe invite you to review the Table of Contents here and then visit our web site to review articles and items of interest.Thanks for the continuing interest in our work,Prof. Dr. Adriano Naves de (…)

Para inflar currículos, pesquisadores publicam em revistas caça-niqueis

01/11/2017 • Clipping

Folha S. PauloA situação pode ser definida como um caso clássico de encontro entre oferta e procura. Universidades, faculdades e até mesmo faculdades locais de licenciatura curta insistem em que seus professores publiquem pesquisas acadêmicas, e quanto mais publicarem, melhor. Os acadêmicos, e as instituições em que eles lecionam, dependem des (…)

Para ler Butler como alvo e pensadora dos discursos de ódio

Carla Rodrigues

Professora do Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora Faperj
Integrante do GT Filosofia e Gênero

Valéria Cristina L. Wilke

Professora de Filosofia (UNIRIO); Integrante do GT Filosofia e Gênero

Susana de Castro

Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.

Marília Pisani

UFABC
Integrante do GT Filosofia e Gênero

Fabio A. G. Oliveira

UFF
Integrante do GT Filosofia e Gênero

Príscila Teixeira de Carvalho

Doutora em Filosofia pela UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero.

Izilda Johanson

UNIFESP
Integrante do GT Filosofia e Gênero

01/11/2017 • Coluna ANPOF

Quando, em 1997, a filósofa Judith Butler publicou Excitable speach, ainda estava desdobrando algumas ideias centrais discutidas em Gender Trouble, livro de 1990, aqui traduzido por Problemas de gênero apenas em 2003. Nesse espaço temporal que separam a primeira edição norte-americana – há uma segu (…)

NOTA EM APOIO À VINDA DE JUDITH BUTLER AO BRASIL

31/10/2017 • Notas e Comunicados

A filósofa Judith Butler é doutora em Filosofia pela Universidade de Yale, professora na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde leciona no Departamento de Literatura Comparada e no Programa de Teoria Crítica. É autora de 15 livros, dos quais seis traduzidos no Brasil por diferentes editoras. Butler é uma das convidadas do co (…)

Judith Butler, o ‘queer’ para unir as minorias através da diferença

30/10/2017 • Clipping

El PaísJudith Butler, teórica do movimento queer e antes de tudo uma feminista de pensamento global, talvez seja a feminista com mais gabarito internacional e a que está prestes a deixar um rastro maior. Em uma de suas passagens por Barcelona, ela falou sobre a violência de Estado e insistia em que pertencer ao movimento queer implicava uma defesa d (…)

O Avesso do Direito: Do terror à banalidade do mal

Maria Borges

Professora de Filosofia da UFSC

25/10/2017 • Coluna ANPOF

Logo após à prisão provisória do Reitor da UFSC, eu me manifestei dizendo que o fato me fez lembrar a decisão do Tribunal Revolucionário do período do Terror, que havia lido na Conciergerie, Museu da Revolução Francesa. Em 11 de dezembro de 1793, o Presidente do tribunal revolu (…)