A falácia da dificuldade da matemática
Luís Fernando Crespo
Prof. Dr. (USF)
11/05/2023 • Coluna ANPOF
Inicio, assumindo que: primeiro, defendo um lado, sim, o da filosofia, mas não apenas dela, e sim de todos os outros componentes curriculares da escola que são preteridos (seja em número de aulas, seja na importância dada dentro do conjunto); segundo, meu objetivo não é o de preterir a matemática e dizer qu (…)
O espectro de Descartes assombra os engenheiros e entusiastas da "inteligência artificial"
Claudinei Luis Chitolina
Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.
09/05/2023 • Coluna ANPOF
A racionalidade técnica (instrumental) representa no mundo contemporâneo a forma hegemônica de pensamento, uma vez que os meios técnicos importam mais que os fins de nossas ações. Porém, tal concepção de racionalidade já fora criticada pelos teóricos da Escola de Frankfurt (sobret (…)
Meritocracia: uma discussão sem sentido
Thaís de Andrade Fragas
Mestranda em Filosofia (UFBA)
05/05/2023 • Coluna ANPOF
Com certa frequência encontramos entre as colunas de jornais e as redes notícias que, supostamente, demonstram que é possível “vencer” as diversas disparidades sociais tão somente através do esforço pessoal. Nessas situações, verifica-se um movimento das elites de buscar uma exce&c (…)
Radar Filosófico: Perspectivas ecofeministas: interconexões, estruturas conceituais e consciência feminista ao movimento ecológico
Priscila Ladwig
Bacharel em Filosofia (UFRGS)
02/05/2023 • Coluna ANPOF
O ecofeminismo é uma vertente do movimento feminista que conecta a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres com a defesa do meio ambiente e sua preservação. Enfatiza a interconexão entre vida, natureza e ambiente com a visão de mundo das mulheres e aborda a exploração da mulh (…)
Fórum Anpof de Coordenações se reúne pela primeira vez
27/04/2023 • Notícias ANPOF
No último dia 17 de abril foi realizado o primeiro encontro do Fórum Anpof de Coordenações. O encontro aconteceu de forma virtual e reuniu coordenadoras e coordenadores da maioria dos programas filiados à Anpof. O objetivo do encontro foi discutir as seguintes pautas: políticas afirmativas para seleç&atild (…)
Por que o Novo Ensino Médio é tão ruim?
Edgar de Brito Lyra Netto
Prof. Filosofia PUC-Rio
26/04/2023 • Coluna ANPOF
A começar pela sigla (NEM), o Novo Ensino Médio é uma sucessão de equívocos. As razões desse juízo estão expostas nos 10 tópicos a seguir: 1. O Ensino Médio anterior era de fato sofrível. Mas não exatamente por suas 13 “engessadas disciplinas”. Era ruim por (…)
Esquecer a filosofia
Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho
UFBA, CNPq
24/04/2023 • Coluna ANPOF
“A verdadeira descoberta é que aquela que me torna capaz de deixar de filosofar quando eu quiser.” L. Wittgenstein, Big Typescript, § 92, p. 316e. 1§. Em algum momento de 2014 fui convidado por Angélia Teixeira para fazer uma palestra no Campo Psicanalítico de Salvador. Eu deveria apresentar o meu livro, l (…)
GT de Filosofia e Psicanálise cria informativo "Conexões"
20/04/2023 • Notícias ANPOF
O GT de Filosofia e Psicanálise da Anpof acaba de criar o informativo Conexões. O boletim responde à demanda da área expressa na pluralidade de pesquisas realizadas pelos membros do GT, a quantidade de eventos, grupos de pesquisa, materiais de divulgação e canais de interesse da área,&nb (…)
Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek: Um Punhal nas Costas do Pensamento
Murilo Seabra
Doutor em Filosofia (La Trobe University)
20/04/2023 • Coluna ANPOF
Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek, três filósofos que desfrutam hoje de enorme visibilidade internacional, pronunciaram-se em termos inequívocos sobre a Guerra da Ucrânia. “Na Ucrânia, vejo sobretudo o impulso colonial russo: um povo melhor armado e economicamente mais forte quer impor sua lei a outro cons (…)
Marcos Teixeira e os Paradoxos da Razão
Arthur de Moura Dantas
Graduando em Administração Pública (FGV)
Adeir Ferreira Alves
Doutorando em Metafísica (UnB)
17/04/2023 • Coluna ANPOF
Os escritos de Marcos Teixeira prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional. A sua intuição fundamental de que paradoxos não deveriam ser tratados apenas como objetos de análise, mas também como instrumentos de análise, é complexa, densa e intricada o suficiente para garanti (…)