Nota de Falecimento - Prof. Paulo Rudi Schneider
16/01/2023 • Notas e Comunicados
É com profundo pesar que o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí comunica o falecimento do estimado professor Paulo Rudi Schneider, 79 anos, ocorrido no dia 05 de janeiro de 2023. O professor Schneider era doutor e mestre em Filosofia e membro do núcleo de sustent (…)
Anpof repudia atos de terrorismo e se manifesta em favor do Estado Democrático de Direito
10/01/2023 • Notas e Comunicados
A Diretoria da Anpof se posiciona ante o terrorismo ao qual assistimos no domingo 8 de janeiro de 2023. Os fascistas atacaram os Três Poderes da República. Mesmo com o espanto, é a indignação extrema que nos norteia diante de atos terroristas perpetrados contra as Instituições Democráticas (…)
Grupos de pesquisa divulgam nota em defesa do Estado de direito e pela punição dos criminosos e inimigos da democracia
10/01/2023 • Notas e Comunicados
Os integrantes dos grupos de trabalho e de pesquisa abaixo assinados repudiam de forma veemente os atos protofascistas de vandalismo, terrorismo e os crimes contra a ordem democrática perpetrados em 8 de janeiro de 2023 contra as instituições e os três poderes no Brasil. Com prejuízo irreparável a obras de arte e (…)
Carta de Susana de Castro - encerramento de mandato
Susana de Castro
Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.
16/12/2022 • Notas e Comunicados
Nossa gestão termina seu mandato marcada pela situação atípica da pandemia da Covid 19. A enorme crise sanitária e humanitária pela qual o Brasil e o mundo passou deixa marcas profundas. Muitas vidas foram ceifadas e nossa comunidade filosófica perdeu muitos membros queridos. Durante esses dois anos atuamo (…)
A filosofia tem que ser mais do que homens brancos
Aline Matos da Rocha
Doutora em Filosofia (UnB)
15/12/2022 • Coluna ANPOF
"Philosophy has to be about more than white men. In: The Guardian, 2015" [1]. Texto de Minna Salami. Tradução para uso didático de Aline Matos da Rocha Por todo o país, estudantes têm “desmantelado a casa do senhor”. Eles/elas não estão esmagando os departamentos de seus co (…)
Nota de falecimento do GT Deleuze/Guattari da Anpof - James Bastos Arêas
14/12/2022 • Notas e Comunicados
Acesse a nota (…)
Nota de falecimento - James Bastos Arêas
13/12/2022 • Notas e Comunicados
James Bastos Arêas era Professor-Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor-Adjunto das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e do curso de Especialização em Arte e Filosofia da PUC-Rio. Com experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e História d (…)
Autoria e A Política da Metafísica
Felipe G. A. Moreira
Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)
12/12/2022 • Coluna ANPOF
Recentemente, diversos filósofos brasileiros participaram da XXXIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciência Humanas. Filosofia Autoral Brasileira foi o tema dessa jornada. Isso é uma indicação de que começa a ser estabelecida entre alguns de nós, filósofos brasileiros, uma convicção: (…)
Anpof subscreve nota da SBPC em protesto aos cortes de verba
08/12/2022 • Notas e Comunicados
NOTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC) Tivemos quatro anos de uma política inaceitável: um governo hostilizando ciência, educação, saúde, meio ambiente, cultura e os mais pobres, num ataque constante ao conhecimento e aos valores éticos da humanidade. Agora chegamos ao inac (…)
Dedo no currículo e gritaria: um ensaio timidamente indecente sobre pânico civilizacional e educação
Fernando de Sá Moreira
Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense
07/12/2022 • Coluna ANPOF
Texto publicado no dia 7/12/2022 no site do Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a coluna Anpof. Certa vez, Platão estava caminhando por Atenas num belo dia de primavera. Foi quando surgiu, como que do nada, um homem que gritava a plenos pulmões: “Os bárbaros estão chegando! Protejam-se!” Platão (…)