Nota de falecimento - Bruno Latour
09/10/2022 • Notas e Comunicados
Anpof lamenta o falecimento de Bruno Latour, antropólogo, sociólogo e filósofo da ciência francês. Latour nasceu em 22 de junho de 1947, na França, onde se formou em filosofia e antropologia. Foi um dos fundadores dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, desenvolvendo pesquisas no campo (…)
Capes divulga lista tríplice destinada à escolha dos representantes da área da Filosofia
04/10/2022 • Notas e Comunicados
A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Superior da Capes, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto, aprovado pelo Decreto nº 8.977, de 30 de janeiro de 2017, torna públicas as listas tríplices aprovadas pelo Co (…)
A retórica performática de gênero e sua impossibilidade de abertura a outros discursos ético-políticos
Thailize Brandolt
Doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul.
04/10/2022 • Coluna ANPOF
Quando falamos em uma sociedade organizada politicamente tendo como base pressupostos misóginos e patriarcais, também estamos falando de um processo linguístico e retórico performático que atribui aos gêneros diferentes papéis sociais e, consequentemente, prioriza certos discursos e possibilidades de a&cced (…)
Anpof participa do lançamento da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no Currículo da Educação Básica
03/10/2022 • Notas e Comunicados
Caras e caros colegas da comunidade ANPOF, No último dia 30 de setembro de 2022, a nossa Associação participou, junto com as parceiras ABEH, ABECS, AGB e ANPUH, do lançamento da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no Currículo da Educação Básica (CNDCH), com o compromisso de de (…)
O paradoxo de Harrington: notas sobre engenharia epistêmica
Murilo Seabra
Doutor em Filosofia (La Trobe University)
29/09/2022 • Coluna ANPOF
Como parte do seu programa global de engenharia intelectual, a controversa Central Intelligence Agency lançou, poucos anos antes do golpe de 1964, uma revista que já deveria ter chamado há muito tempo a atenção da comunidade brasileira de filosofia: a Cadernos Brasileiros, uma revista de alto padrão que publi (…)
Anpof apresenta relatório sobre avanço dos estudos de gênero na pós-graduação em Filosofia no Brasil durante o XIX Encontro Anpof
28/09/2022 • Notícias ANPOF
Em 2018, o livro "Explosão Feminista", de Heloísa Buarque de Hollanda nos trouxe um panorama do avanço da pauta feminista no Brasil a partir de 2013 em várias frentes, como a cultural, política, acadêmica e artística. Neste ano de 2022, a ANPOF interessou-se por um mapeamento do fenômeno (…)
Filosofia, Gênero e Regionalidade: Mulheres Filósofas por Todo o Brasil
28/09/2022 • Podcast Anpof
No novo episódio do Podcast Anpof, a professora Dra. Juliele Sievers (UFAL/Anpof) convida as professoras Dra. Marly Carvalho Soares (UECE) e Dra. Alice Lino (UFR) a refletirem sobre Filosofia, Gênero e Regionalidade, tema de uma das mesas redondas que acontecerá no XIX Encontro Anpof. Nesta conversa, Juliele, Aline e Marly comparti (…)
Pandemia como um fenômeno moral: justiça e condições de escassez*
Evandro Barbosa
Professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel
28/09/2022 • Coluna ANPOF
Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof *Agradeço às minhas alunas, Thaís e Celina, e aos meus alunos, Fernando, Maurício, Sérgio e Guilherme, pelas discussões sobre o tema em nossa disciplina Ethics during Pandemic Times: Some Guidelines. Para mais material sobre o tema, confira www.pandemi (…)
Caetano pode pautar a Filosofia Brasileira?
José Crisóstomo de Souza
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA
27/09/2022 • Coluna ANPOF
Pode. Caetano Veloso começou a cursar filosofia na UFBA em 1963, deixou em 1964, em 1998 foi sagrado ‘doutor’ honoris causa por essa universidade, pela de Rosario em 2014, pela de Salamanca em 2022, por indicação do Departamento de Filosofia. A gente sabe que Caetano é um grande compositor pop, com muita arte e mui (…)
Besteira, cinismo e fake: modos de combate
Benito Eduardo Araujo Maeso
Professor do IFPR; Professor Colaborador do PGFILOS-UFPR
21/09/2022 • Coluna ANPOF
Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Se é papel da filosofia combater à besteira, o que fazer numa sociedade na qual o fake (a besteira no maior grau imaginado) virou sinônimo de verdade? Alguns passos conceituais são necessários para estabelecer o campo de análise do problema que (…)