Filosofia e Gênero
29/03/2024 • Podcast Anpof
Encerrando a Anpof 8M, mas abrindo uma série de podcasts sobre o XX Encontro Anpof, a gente recebe duas professoras para aquecer a conversa de uma das mesas redondas desta edição do evento: Filosofia e Gênero.
Lá em Recife teremos Letícia Nascimento, Marilia Moschkovich e Sara York discutindo esse tema. Hoje, temos as professoras Carla Rodrigues (UFRJ) e Yara Frateschi (Unicamp) levantando a bola de algumas discussões sobre o tema em nosso podcast.
Nesta conversa, estas professoras compartilham as trajetórias que levaram às feministas negras e como isso ampliou as suas reflexões e mudou seus trabalhos. Elas compartilham sobre a nova realidade das salas de aula, cada vez mais diversas, e como se torna incontornável uma mudança que surge no fazer teórico e culmina numa nova postura de estar em sala de aula e orientar.
Este caminho, que elas compartilham nessa conversa, levou à importante e inevitável discussão sobre a necessidade de repensar o cânone e as bibliografias dos cursos. Carla Rodrigues e Yara Frateschi, no entanto, defendem o seguinte posicionamento: nem deixar de renovar a biblioteca permanentemente, nem jogar fora os livros importados. Elas falam da tarefa necessária de incomodar a história da filosofia, sem substituí-la, e de estressar o pensamento.
As professoras compartilham que é preciso aprender a dormir com as contradições na filosofia e que filósofas como Sueli Carneiro, Denise Ferreira da Silva e Lélia Gonzalez ensinam como desenvolver pensamentos críticos, sem deixar de dialogar com a tradição.
Diante de uma terrível desigualdade de gênero e de raça na área, Carla Rodrigues e Yara Frateschi defendem a sala de aula como o primeiro dos muitos campos de batalha e, por isso, a mudança deste cenário pode começar a ser feita desde já.