O desafio da filosofia autoral no Brasil
18/04/2022 • Podcast Anpof
A filosofia acadêmica tem grande diversidade, tratando dos mais diversos temas e autores, mas só agora foi criado um GT na ANPOF voltado para tratar do pensamento filosófico brasileiro. Seria isso uma desvalorização da filosofia que nós mesmos fazemos? Faz sentido distinguir “filosofia no Brasil”, “filosofia brasileira” e “filosofia do Brasil”? Por quê? Temos pensamento autoral no Brasil ou apenas uma boa tradição de intérpretes de autores(as) consagrados(as)? O Pe. Vaz seria um exemplo de filósofo criativo que incorpora a história da filosofia a um pensamento autônomo? Movimentos recentes de filosofia decolonial, sobre questões de gênero e de raça seriam oportunidades de incentivar o pensamento autoral entre nós?
Para ajudar a pensar esses tópicos, vamos ter neste podcast o pesquisador Júlio Canhada (UFSCar) e a Profa. Cláudia Rocha de Oliveira (FAJE), ambos do recém-criado GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF, com a mediação de Agnaldo Cuoco Portugal, da UnB.
Este será o tema de uma das seis mesas-redondas do XIX Encontro Nacional da Anpof, que será realizado entre 10 e 14 de outubro em Goiânia. Para a mesa do evento, teremos a participação dos professores Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB), Dra. Cristiane Marinho (UECE), Dr. Ricardo Timm (PUCRS) e Dra. Silvana Ramos (USP).