A utilização dos Fóruns de Internet como um meio de educar para a libertação do conhecimento através da interação dialética
Thiago Zoroastro
05/05/2020 • A ANPOF e o Ensino Médio
A utilização dos Fóruns de Internet como um meio de educar para a libertação do conhecimento através da interação dialética: Ensino Médio e o ensino de Filosofia pela Internet
Nos dias atuais do mundo contemporâneo, nossos problemas estão arrolados a uma sociedade que anseia por chegar a verdades sem métodos. Antes de chegar a investigar algo, as pessoas parecem muito preocupadas em defender a verdade que deseja, gerando um conflito de versões que impede as pessoas de chegarem a uma verdade objetiva e verossímil com a realidade.
Vivemos a Era da Informação, em que as redes sociais substituíram os Fóruns de Internet como principal lugar de debates virtuais. Mas nem por isso devemos deixar de utili?á-los, uma vez que os Fóruns também modernizam-se, embora a tendência é que as pessoas julguem como único espaço útil aquele em que os tópicos estão espremidos em taletas retangulares verticais e tenhamos que esforçar nossos olhos para não nos perdermos nas entrelinhas de letras acimentadas.
A devida utilização de espaços virtuais elaborados com a finalidade de desenvolver debates aprofundados e bem construídos seria uma oportunidade fortuita para interagir concepções de mundo diferentes. O objetivo é fortalecer a nossa capacidade de construir debates legítimos pela Internet, demonstrando que é possível produzir bons debates com perspicácia.
Entretanto haverá aqueles que insistirão em manter-nos conservados em espaços que reduzem nossas possibilidades de atuação, dividindo espaços com charges divertidas e às vezes até apelativas, conteúdos de entretenimento e expondo os debates para comportamentos abusivos que não respeitam nossos métodos investigativos. Seria mais uma experiência ruim iniciar outro grupo ou página cujo empenho dos colaboradores logo perde o ritmo e esvai como o líquido. Com data de validade para passar até que criem outro grupo e tudo passa rapidamente.
Ainda maior seria a perda do ímpeto interativo dialético, que é justamente o que deseja-se resgatar, puxar raízes e partilhar para os alunos o comportamento metódico de ser cauteloso antes de chegar a verdades finais. Em fóruns de internet devidamente elaborados para este fim, é possível ensinar aos alunos de filosofia a filosofar, mostrando na prática o que é interagir e buscar desenvolver temáticas de forma eficiente e legítima.
Atenciosamente,
Prof. Thiago Zoroastro