GÊNERO, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA: UMA HISTÓRIA DE DESIGUALDADES

MARIA INES CHAVES PREZA FREITAS

05/04/2021 • Feminismos na sala de aula

Quando falamos em gênero, educação, filosofia numerosas questões podem ser debatidas. Desigualdades de gênero percorreram toda a história educacional desde os primórdios e em todos os países do mundo, continuando até os dias de hoje, ainda que apresentando padrões variados ou mesmo contraditórios.

Retomemos um pouco do histórico do debate sobre gênero e educação para entender em que pé nós estamos.

De início, a escola era um espaço exclusivamente masculino, nos quais as meninas não podiam fazer parte. Ou quando o faziam, eram em locais separados, frequentemente em instituições diferentes. Segundo o sociólogo francês Bernard Charlot (2009), na França, berço da revolução que forneceu as bases do sistema republicano, os liceus femininos só foram criados em 1880 e sob forte resistência – o medo de que, escapando da influência da Igreja, as meninas poderiam ser mais… subversivas.

Tragicamente, nem sempre a defesa de educação para todos/as significou a mesma educação. Aliás, quase sempre não significou.

Não há dúvidas, assim, de que as desigualdades de gênero historicamente pesaram contra as mulheres. Longe de ter perdido sua importância, esse assunto ainda está em voga em dezenas de países, principalmente nas nações islâmicas, nas quais o peso do fundamentalismo religioso impõe obstáculos à escolarização delas e ao seu acesso ao espaço público no geral. Porém, a saída para esse problema não foi simplesmente incluir as meninas na escola. À medida que elas foram se escolarizando, surgiram também denúncias de que a própria escola as discriminava.

Esse é, de acordo com Charlot, em A mistificação Pedagógica (2009), um primeiro paradoxo relativo a gênero e educação: o acesso inédito das meninas à escola foi acompanhado de denúncias de discriminação sexista. Não esquecendo que essas pesquisas sobre sexismo na escola datam de 1970, quando o feminismo já estava amadurecendo como um movimento de massa e ingressava na academia.

Se não há pobres – ou mulheres – na escola, a desigualdade é evidente. O duro é compreender a coexistência aparentemente paradoxal de havê-los/as nas salas de aulas e, mesmo assim, se manter uma discrepância nas oportunidades educacionais para um e para outro. “É uma grande ilusão afirmar que o sistema escolar é um facilitador da mobilidade social, quando na verdade na escola se demonstra como o ambiente onde todas as diferenças de classes não são atenuadas e assim coopera com a conservação social - A desigualdade permanece – (Bourdieu, A dominação masculina, 2010, p.134). E Charlot (2009, p. 163), vai afirmar que não existe oportunidades educacionais para todos “já que os graus de sucesso ou fracasso, e as trajetórias escolares decorrendo deles, variam conforme a classe social e o sexo”.

Mas, não pensem que não continuamos a defender o direito a educação para todas/os. Ao mesmo tempo em que afirmamos um discurso universalista, que prevê escolarização para todos os segmentos da população, desconfiamos desse mesmo discurso, pois sabemos que, na prática, ele não se efetiva.

A questão da desigualdade entre homens e mulheres é um fator histórico das sociedades ocidentais, sendo que desde a antiguidade clássica a mulher era tratada como um ser inferior ao homem, devido a diversas crenças religiosas que legitimavam tal perspectiva e que se permeavam pelos costumes sociais, sobretudo na sociedade hebraica que era caracterizada pelo patriarcado e pela hierarquização das relações sociais.

Aristóteles, filósofo grego do século III AEC já dizia, contradizendo Platão, que a mulher deveria ser submissa ao homem e que tal submissão é um fator natural do gênero humano, não podendo ser modificado, sob pena de alterar-se a natureza.

Esta dupla situação de recusa e ruptura originou um modo de pensar novo que fundou e determinou a maneira como o ocidente se desenvolveu do ponto de vista epistemológico.

Com essa herança veio também o que se qualifica de estereótipos arquetípicos, ou discriminações fundadoras acerca do feminino e das mulheres, marcando indelevelmente toda a antropologia posterior, que se desenvolverá em concepções diferentes, mas sempre configurando uma assimetria entre as mulheres e os homens. A eficácia histórica dessa herança é de tal modo marcante que Freud, que se contrapôs a quase todos os modos de pensar instituídos, em relação ao feminino e às mulheres limitou?se a reiterar aquilo que Aristóteles tinha definido, porque o complexo de castração e a inveja do pénis mais não são do que a reiteração da perspectiva aristotélica, agora elevada a saber científico.

Noutro campo de significações, a ideia lacaniana de que só o falo tem capacidade para evocar um campo simbólico próprio, apenas faz ressonância daquilo que, na Grécia, ficou instituído como universal neutro, mas que, de fato, foi assimilado ao masculino.

Pensando em Brasil e em desigualdade de gênero, esta surge ainda na infância. Enquanto o filho homem é preparado para trabalhar fora e encontrar a casa organizada, a mulher ainda é vista como a principal responsável pelas tarefas domésticas e por cuidar dos filhos.

É o que mostra, por exemplo, uma pesquisa recente realizada pela organização Plan com crianças de cinco estados brasileiros (cidade e interior). Dos entrevistados, 81,4% das meninas arrumam a própria cama, atividade que só é executada por 11,6% dos irmãos meninos. 76,8% das meninas lavam a louça e 65,6% limpam a casa, enquanto apenas 12,5% dos irmãos lavam a louça e 11,4% limpam a casa. Além disso, cabe a elas cuidar dos irmãos menores (em vez de estudar) quando os pais trabalham, nas famílias com poucos recursos. Muitas chegam a abandonar a escola para assumir essas tarefas.

A educação de casa reforça a visão de que é da mulher o papel de “cuidadora”. Assim são os presentes que recebe: casinha, panelas, bonecas – enquanto os meninos ganham bolas, carrinho, jogos de tabuleiro, avião, peças de montar. E isto mesmo nas classes mais pobres, a ralé como diz Jessé de Souza.

Essa criação influencia toda a vida adulta. A mulher acaba vendo como natural o fato de ter dupla jornada: trabalha fora de dia, e à noite ainda acompanhar as tarefas escolares dos filhos, dar atenção ao marido e cuidar da organização da casa. Chega a sentir-se culpada quando não consegue dar conta de tudo. E recebe cobranças de todo lado.

A influência chega até a escolha da profissão. A de professor, por exemplo, que é bastante associada ao ato de “cuidar”, é predominantemente exercida por mulheres: hoje, do total de 2 milhões de professores da educação básica brasileira, 1,6 milhão são mulheres. Na educação infantil, há meio milhão de mulheres e apenas 13,5 mil homens. E como bem escreve Paulo Freire, o Brasil adotou o título de “professora-tia” tornando a profissão feminina e incompatível com a luta de uma educação livre, que está sempre disposta à briga, à emancipação do cidadão.

O certo é que a importância das mulheres enquanto seres que pensam foi e permanece sendo um desafio para que haja um equilíbrio no relacionamento homem/mulher.

Na grade curricular escolar ou universitária pouco se nota a participação de mulheres que tenham se notabilizado como filósofas.

Na maioria das pesquisas realizadas falta uma alusão a respeito de dados sobre a vida e obras de pensadoras, o que nos leva a concluir que há uma certa depreciação em relação ao trabalho científico das mulheres na vida acadêmica e sua atuação na história da constituição da sabedoria.

Com base em tal afirmação pode-se afirmar que a mulher sempre foi bastante discriminada no meio pensante.

A mitologia grega destaca as mulheres representando-as na figura de suas deusas: Ártemis, Atena, Afrodite, Deméter, Hera, Perséfone, Pandora e Gaia, ainda que a inteligência e o pensamento sejam simbolizados pela deusa Minerva (variante latina da deusa Atena), é importante realçar que
esta veio ao mundo não através do corpo de sua mãe e sim da cabeça de seu pai, Zeus, o que evidencia desde o início que a mulher já não tinha nenhum valor.

Para a história combinar ideias, formar pensamentos, sempre foi julgado um direito pertinente aos homens, mas mesmo com tanta discriminação as mulheres, ainda assim, conseguiram garantir uma pequena participação delas na vida acadêmica.

Um dos poucos apontamentos históricos sobre o assunto foi a criação de um núcleo de formação intelectual somente para mulheres, educandário fundado por Safo, poetisa de Lesbos que nasceu em 625 EC.

O pensamento que vigorava é o de que as mulheres somente tinham direito a um corpo e uma mente, porém não os dois ao mesmo tempo, pois desta forma a mulher nunca poderia gerara razão.

- Na visão de Pitágoras a mulher era vista como um ser que se originou das trevas;

- Platão já detinha um pensamento diverso, as mulheres eram tão capazes de administrar quanto o homem, pois para ele quem governa tinha a obrigação de gerir a cidade-Estado se utilizando da razão e para Platão as mulheres detinham a mesma razão que os homens;

- Aristóteles via a mulher como um homem não completo, para ele todas as características herdadas pela criança já estavam presentes no sêmen do pai, cabendo a mulher somente a função de abrigar e fazer brotar o fruto que vinha do homem, ideia esta aceita e propagada na Idade Média;

- Para São Tomás de Aquino uma vez a mulher tendo sido moldada a partir das costelas de um homem sua alma tinha a mesma importância que a do homem, para ele no céu predomina igualdade de direitos entre os sexos, pois assim que se abandona o corpo desaparecem as diferenças de sexo passando a ser tudo uma coisa só.

- Para Hegel a altercação existente entre um homem e uma mulher é igual à que há entre um animal e uma planta, sendo que o animal se identifica mais com o jeito do homem e a planta se molda mais conforme o aspecto da mulher, pois seu progresso é mais pacato, deixando-se levar mais pelo
sentimentalismo; se estiverem no comando o Estado corre perigo pois, segundo ele, elas não atuam de acordo com as exigências do agrupamento de pessoas que estão governando e sim conforme seu estado de espírito.

Todavia, embora a discriminação sofrida pelas mulheres nocaminho da filosofia é notável, ao longo da história da filosofia, certas mulheres se enfatizaram como criaturas humanas que procuraram pela sabedoria e trilharam os passos da ciência. No século XX há uma evidência especial a algumas filósofas importantes. Dentre elas, podemos citar Hannah Arendt, Simone Weil, Edith Stein, Mari Zambrano, RosaLuxemburgo, Simone de Beauvoir. Estas mulheres, contestando a ordem patriarcal de sua época, tornaram-se filósofas admiráveis e, sem dúvida, colaboraram terminantemente para a constituição do conhecimento.

Diante deste quadro apresentado, pode-se afiançar que a inferioridade da mulher é tida como um tanto natural e invariável. Este espectro do “feminino” esteve presente na história da filosofia e permanece como um combate singular para as mulheres filósofas. Enquanto ser humano, a mulher é dotada de razão, mas o uso íntegro e apropriado ainda é privativo do ser masculino.

 

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOURDIEU, P. A dominação masculina, Editora Bertrand, São Paulo: 2010.

ARISTÓTELES. A Política, Livro IX. Editora Lafonte: São Paulo, 2020.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica, Cortez Editora, São Paulo, 2009.

FREIRE, P. Professora sim, Tia, não; Cartas a quem ousa ensinar. Editora Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2015.

FREITAS, M. I. C. P. Introdução à Filosofia – Um caminho para a sabedoria. Editora Fatun: Rio de Janeiro, 2015.

____________________. A Interação da filosofia com a psicanálise – A beleza da compreensão do que é a reinvenção do ser humano. Editora Contextualizar; São Gonçalo, RJ, 2017.

HEGEL, G. W. F. Filosofia do Espírito. Editora Vozes: São Paulo, 1988.

PLATÃO. A República, Livro V "O papel das mulheres no estado ideal". Ed. Edipo: São Paulo, 2020.

TOMÁS DE AQUINO, A imortalidade da alma. Ed. Ecclesiae: Campinas-SP, 2017.