GT Epicteto e Marginália Filosófica
APRESENTAÇÃO DO GT EPICTETO E MARGINÁLIA FILOSÓFICA
Site: https://aldodinucci.blogspot.com/p/gt-epicteto.html
Se quiser fazer parte de nosso grupo ou nos enviar comentários e sugestões, entre em contato conosco pelo mail: vivavoxdata@gmail.com
A formação do referido grupo começou com a realização do Primeiro Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, que ocorreu em São Cristóvão, Sergipe, em fevereiro de 2016.
Neste grupo inicial estavam Dr. Aldo Dinucci (organizador do evento); Antonio Carlos de Oliveira Rodrigues, doutor em filosofia com dissertação e tese em Epicteto pela PUC/SP, publicadas em livro, atualmente aposentado. Entre os demais participantes desse grupo inicial, destacamos Diogo da Luz, então doutorando em filosofia estoica pela PUC/RS, cuja dissertação de mestrado sobre Epicteto foi publicada em livro; Fernanda Lopes, então mestranda pela UFF, cuja dissertação sobre Epicteto foi publicada em livro; Fernando Fontoura, então doutorando em filosofia estoica pela PUC/RS, cuja dissertação de mestrado sobre Epicteto foi publicada em livro; Carlos Enéas, então mestrando da UFF, pesquisando o pensamento de Musônio Rufo, professor de Epicteto; Danilo Patutti, então mestrando pela USP, pesquisando Epicteto.
No ano seguinte, em 2017, foi realizado o Segundo Colóquio Brasileiro sobre Epicteto, desta vez em Niterói, Rio de Janeiro, em fevereiro de 2017, sob a coordenação de Fernanda Lopes e Marcus Reis. O grupo voltou a se reunir.
No ano seguinte, 2018, foi a vez de Porto Alegre, que acolheu o Terceiro Colóquio Brasileiro sobre Epicteto simultaneamente na UNISINOS e na PUC/RS sob a Coordenação de Diogo Luz e Fernando Fontoura.
Nesse mesmo ano de 2018, foi criado o periódico do grupo, que está agora em sua segunda edição, acolhendo trabalhos de divulgação para o grande público.
No ano de 2019, o Quarto Colóquio Brasileiro sobre Epicteto ocorreu em União da Vitória, no Paraná, sob a coordenação do Dr. Thiago Stadler, da UNIPAR.
Durante esse período, o grupo se expandiu consideravelmente, contando agora também com os seguintes docentes: Joelson Nascimento (professor efetivo do IFES~SE).; Donato Ferrara (licenciado em letras clássicas pela USP e diretor escolar) e Kelli Rudolph (Doutora em Filosofia pela Universidade de Cambridge e professora efetiva da Universidade de Kent, UK, Inglaterra).
A professora Kelli Rudolph, que realiza pesquisa sobre o pensamento de Epicteto desde 2015 em conjunto com Aldo Dinucci, se associa ao grupo através de um projeto patrocinado pela Academia Britânica em convênio com a Universidade de Kent (Canterbury).
Os trabalhos apresentados nos colóquios foram publicados na Revista Prometeus, associada ao Pórtico, em sucessivos dossiês.
Além dos professores, juntaram-se anos vários jovens pesquisadores, entre eles: Brenner Bruneto (Doutorando pela UFG) e George Felipe Bernardes Barbosa Borges (Doutorando pela UFG), ambos estudiosos do cinismo antigo, filosofia relacionada ao pensamento epictetiano; Marcus Resende (Doutor pral UFS), estudioso da interseção entre os pensamentos de Epicteto e Galeno; Vilmar Prata (Doutor pela UFS), estudioso do estoicismo imperial; e Marcelo Barreto (Mestre pela UFBA), estudioso do Epicteto.
Com a formação do GT pretendemos difundir ainda mais as pesquisas sobre Epicteto no Brasil, filósofo de grande importância, anteriormente praticamente ignorado entre nós, cujo estudo tem se intensificado muito nos últimos anos pelo mundo afora.
Em dezembro de 2020, o I Seminário de Pesquisa do GT Epicteto/ANPOF foi apresentado pelo projeto Estoicismo Artesanal.
Foi o maior evento sobre Estoicismo no Brasil de todos os tempos!
O Seminário reuniu mais de 30 dos melhores e mais renomados pesquisadores acadêmicos brasileiros do Estoicismo e filosofias irmanadas, com destaque para: Taynam Bueno, Mariana Condé, Rafael Rodrigues, Juliana Aggio, Danilo Costa Leite, Eduardo Boechat, Marcos Balieiro, Marcus Reis e Aldo Dinucci, além da contribuição internacional do Professor Doutor Kai Whiting, primando, contudo, pelo princípio estoico da igualdade ao garantir a todos os palestrantes o mesmo espaço e tempo, bem como a mesma divulgação, independentemente das suas titulações.
Tratou-se de um evento acadêmico de altíssima qualidade, realizado de forma aberta a todos.
No ano de 2021, uma vez tendo sido alcançados seus objetivos iniciais (estabelecer comunicação entre os pesquisadores de Epicteto no Brasil), foi encerrado o projeto inicial do Pórtico de Epicteto, havendo agora duas entidades: O Instituto Viva Vox e o GT Epicteto e Marginália Filosófica.
O novo nome, criado após a ANPOF de 2022 em Goiânia, põe em relevo a participação de pesquisadores de filósofos e temas associados a Epicteto, mas que comumente se encontram dispersos em outros grupos nos quais aos seus trabalhos não é dada a devida importância por serem realmente marginais ao status quo filosófico da burguesia, tais como Diógenes, o Cão; Antístenes; Aristipo e Arete de Cirene; Górgias; Aspásia, Hipárquia, entre outras.
Em 2023, tivemos mais um evento em Guarapari, reunindo pesquisadores ingleses (Kelli Rudolph e Dunstan Lowe) e brasileiros (Aldo Dinucci, Mariana Condé, Joelson Nascimento, Marcos Balieiro, Marcos Vinicios, VIlmar Prata e Weriquison Curbani).
Em 2024, publicamos pela ANPOF nosso primeiro livro coletivo: Ensaios sobre Filosofia Antiga e Estoicismo, que pode ser baixado gratuitamente aqui.