Grupo de Pesquisas do GT (Conexões, nº 2)

11/05/2023 • GT Filosofia e Psicanálise

Grupo de Estudos FILPSI (Filosofia e Psicanálise)

O Grupo de Estudos FILPSI começou no ano de 2020, online, em plena pandemia de Covid no Brasil. A proposta do grupo foi de fazer uma leitura dos Seminários de Jacques Lacan com acento na lógica lacaniana. Percorremos os seminários: O seminário, livro 20: Mais ainda (1985), O seminário, livro 19: ...ou pior (2012) e O seminário, livro 18: De um discurso que não fosse semblante (2009), onde buscamos o significante, os matemas, as fórmulas da sexuação,  a estrutura da relação sexual que não existe, o lugar não todo da mulher, a necessidade da palavra, a arte de produzir os discursos e finalmente as lições sobre Lituraterra e seus limites. À partir do Seminário 14 (Le Séminaire: La Logique du fantasme, 1966-1967) nossa atenção foi norteada por uma frase de Lacan : “o inconsciente é a politica” (p. 236) quando  pensamos em atualizar nosso discurso à partir da historia, do discurso de uma época do qual somos herdeiros, o discurso radical de um  mestre radical (S1) materializado na voz e na imagem (Hitler) nos limites do nazismo. E porque nos imiscuirmos nesse olhar do Outro? Para buscar as raízes do que chamamos pornografia, agressão, invasão da vida do outro. Passamos então ao tema do pornô e do ódio materializado em crueldade (com muitos exemplos de acontecimentos atuais) ao abordamos a subjetividade, o gozo e o prazer.

O grupo tem como coordenadora Maria Cristina de Távora Sparano (UFPR/UFPI) e subcoordenadores Marcos Antônio Ferreira (mestrando PUC-PR) e Allan Bacelar (doutorando UNICENTRO). Seu funcionamento obedece a um procedimento livre, todos são convidados, através de nossos posts e nossas chamadas na internet com os temas propostos e através de nosso grupo FILPSI no Instagram (@grupofilpsi). Entrar e sair, renovar, criar vínculos, conhecer o pensamento de Lacan e nortear nossos pensamentos (modalização do ensino dos cartéis, do ensino das escolas de psicanálise e da universidade) com temas e questões que movem nosso pensamento em direção de uma critica individual, particular e social. O ensino da terminologia lacaniana também está sempre presente com significantes, discursos, objeto, verdade e sujeito.

Como resultado, tivemos a organização do dossier “Filosofia e Psicanálise” (2023) publicado pela revista Cadernos PET UFPI, com a colaboração de estudantes e colegas do GT Filosofia e Psicanálise, que grava, cunha, nossa presença.

A palavra no grupo é livre, mas com compromisso, trazendo à discussão temas, nem tanto universitários e nem tanto livres, mas sobretudo freudianos e lacanianos. Como cenário, a perda, perder para ganhar e comemorar, como num “potlach” de nossa colheita intelectual.

Os encontros do grupo acontecem quinzenalmente nas quartas-feiras às 18:00 horas, via Google Meet. Para se inscrever no grupo basta enviar nome completo e telefone para o e-mail: contactme.marcos@gmail.com

Coordenação de Prof. Dra. Maria Cristina de Távora Sparano.

Resumo:

Encontros? Quinzenal, quartas-feiras, 18h00.

Como? Google Meet

Inscrições? e-mail: contactme.marcos@gmail.com

* * *

Grupo de Estudos Filosofia em Perspectiva

O Grupo de Estudos Filosofia em Perspectiva, a partir do dia 15/05, vai se dedicar a leituras feministas sobre textos psicanalíticos, com intuito de refletir sobre a concepção de Feminilidade e Masculinidade.

Cada encontro terá a duração de uma hora e meia, ocorrendo quinzenalmente, e será realizado sempre virtualmente pela plataforma Zoom.

Vale ressaltar que, na abertura das atividades desse ano às 19h00, teremos a participação especial da Dra. Thaís Becker, lançando seu mais novo livro "Feminilidade e Maternidade na Psicanálise".

O grupo segue a tradição de oferecer estudos sempre gratuitamente.

Para participar do grupo, basta entrar no seguinte link aqui.

O grupo tem como coordenador o Me. João Victor Ponciano.

Resumo:

Encontros? Quinzenal, segundas-feiras, 19h00.

Como? Zoom

Inscrições? Link de Whatsapp