Relatório da gestão 2019-2022 do GT de Filosofia e Psicanálise e nova coordenação
31/03/2023 • GT Filosofia e Psicanálise
Quando o professor Vincenzo Di Matteo, primeiro coordenador de nosso GT, elaborou o nosso primeiro relatório de gestão há cerca de vinte anos atrás, reconheceu que “o dinamismo dos mais jovens e a reconhecida produtividade dos Professores que integram o grupo nos permitem olhar para o futuro com fundado otimismo”. Quando se olha para trás, é evidente que esse otimismo não era exagerado, dada justamente a força coletiva de nosso grupo e esse dinamismo sobre o qual na ocasião ele escreveu. O GT se consolidou mantendo a maioria de seus membros históricos, aqueles jovens se tornaram pesquisadores importantes no cenário nacional e internacional e outros vieram para agregar esforços e consolidar nosso GT com inúmeras realizações pessoais e coletivas.
O presente Relatório visa relatar sumariamente as atividades coletivas empreendidas pelo grupo sob minha coordenação, e sob a vice-coordenação na primeira gestão, do Professor Dr. Francisco Verardi Bocca, e, na segunda gestão da Prof. Dra. Léa Silveira, entre os anos de 2019 e fevereiro de 2023, essa última data já na transição para a nova administração. Visa também apresentar a nova coordenação e vice-coordenação, nas pessoas do Professor Dr. Weiny César Freitas Pinto e da Professora Dra. Aline Sanches.
No momento, gostaria de destacar que, em 2019, o GT Filosofia e Psicanálise, já sob a coordenação de Eduardo Ribeiro da Fonseca, promoveu o “VIII Encontro Internacional de Filosofia da Psicanálise: Eu-Ser-Imagem", realizado na PUCPR, em Curitiba, nos dias 12, 13 e 14 de novembro daquele ano.
Este foi o nosso primeiro evento integralmente transmitido ao vivo pela Internet e registrado no canal do YouTube do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF, que reúne, além dos vídeos do evento, muitos outros materiais postados pelos membros do nosso GT. O canal conta atualmente (2023) com cerca de 280 vídeos, 2.538 inscritos e teve até novembro de 2022 cerca de 46.000 visualizações. Outro meio de divulgação dos trabalhos desse evento foi a realização do dossiê publicado na Revista Sofia (UFES) v. 9 n. 2 (2020): Dossiê Filosofia da Psicanálise: Eu, Ser, Imagem. O dossiê reúne uma boa parte dos trabalhos apresentados em nosso Congresso de Curitiba e foi organizado por Claudia Murta e Eduardo Ribeiro da Fonseca.
Em 2020, ano do centenário de "Além do Princípio de Prazer" (1920), de Sigmund Freud, o GT organizou o dossiê "Pulsões de vida, pulsões de morte", na Voluntas - Revista Internacional de Filosofia. Os organizadores foram Ana Carolina Soliva Soria e Eduardo Ribeiro da Fonseca. Outra iniciativa relevante nesse âmbito foi a participação de Richard Theisen Simanke, Fátima Caropreso e Eduardo Ribeiro da Fonseca na publicação do Dossiê "Para ler Além do princípio de prazer", associado à edição comemorativa da tradução da obra de Freud acima mencionada publicada em 2020 pela Editora Autêntica.
Também em 2020, em pleno processo de isolamento social ocasionado pela pandemia, promovemos através do Canal GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF diversos eventos, entrevistas e depoimentos vinculados aos seus membros efetivos e convidados. A proposta é ter um acervo permanentemente disponível e sempre mais diversificado de assuntos ligados à Filosofia da Psicanálise.
Um dos destaques dessa programação de 2020 é a seção "Filosofia e Psicanálise Hoje: Entrevistas com Filósofos e Filósofas da Psicanálise", que durante o ano transmitiu ao vivo e produziu 10 entrevistas para o nosso acervo com: Ricardo Espinosa Lolas, Richard Theisen Simanke, Claudia Murta, Osmyr Gabbi Jr., Daniel Omar Perez, Leopoldo Fulgêncio, Zeljko Loparic, Oswaldo Giacóia Jr., Cristina Sparano e André Medina Carone. Em 2021 retomaremos as entrevistas que visam a popularização dos temas de pesquisa vinculados aos pesquisadores do GT e de outros colegas pesquisadores associados às nossas atividades.
Outro destaque da programação de 2020 foi o Colóquio virtual Filosofia, Psicanálise e Pandemia: Contemporaneidade, Sofrimento e Morte, ocorrido entre os dias 15 e 17 de julho de 2020 e promovido pelo GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF. A história do surgimento deste Colóquio se confunde com a própria situação histórica em que ocorreu e que, de certa forma, o gerou. De fato, o início da pandemia foi um acontecimento que modificou profundamente todas as relações sociais, que já vinham se deteriorando anteriormente de maneira avassaladora devido às crises no âmbito político e econômico que já atravessávamos e que se acentuaram ainda mais com a crise sanitária. Foi nesse momento que nosso Grupo de Trabalho passou a perceber a necessidade debater essa crise sanitária e suas consequências para o pensamento psicanalítico, em um evento de proporções nacionais que reuniu alguns dos principais nomes que pesquisam a Filosofia da Psicanálise no Brasil, que, na ocasião, contou com 744 inscritos e que teve desde então cerca de 11.000 visualizações dos vídeos que registraram a integralidade das mesas-redondas (dados de 17 de dezembro de 2020). Os participantes foram Ericson Falabretti (Abertura), Zeljko Loparic (conferencista), Francisco Verardi Bocca, Weiny César Freitas Pinto, Rodrigo Barros Gewehr, Fernanda Silveira Correa, Allysson Alves Anhaia, Alessandra A. Martins, Suely Aires, André Medina Carone, Daniel Cardoso Severo, Vinicius Armiliato, Alessandra Helena Triaca, Letícia Campos e Silva, Julia Joergensen Schlemm, Eduardo Ribeiro da Fonseca, Ana Carolina Soliva Soria, William Mac-Cormick Maron, Maria Cristina de Tavora Sparano, Aline Sanches, Josiane Cristina Bocchi, Eladio Pablo Craia, Caroline Vasconcelos Ribeiro, Léa Silveira, Jessica Kellen Rodrigues, Claudia Murta e Daniel Omar Perez. Parte significativa dos textos dos trabalhos apresentados em nosso Colóquio Virtual foram publicados em Natureza Humana - Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise, v. 22, n. 2 (2020), intitulado "Filosofia, Psicanálise e Pandemia: Contemporaneidade, Sofrimento e Morte". Ressalte-se nesse evento e no dossiê publicado a forte presença de jovens pesquisadores recém associados ao GT.
Um terceiro destaque da programação do Canal do GT foi o evento "Segunda Jornada de História da Psicanálise da PUCPR" promovido pelo PPGF da PUCPR em associação com o GT Filosofia e Psicanálise e Instituto Winnicott, que reuniu nos dias 02, 03 e 04 de dezembro os seguintes pesquisadores: Luiz Eduardo Prado de Oliveira, Gilson Iannini, Richard Theisen Simanke, Zeljko Loparic, Fátima Caropreso, Caroline Vasconcelos Ribeiro, Eder Soares Santos,Caio Padovan, Tiago Santos Almeida, Vinicius Armiliato, Weiny César Freitas Pinto e Francisco Verardi Bocca. O evento discutiu temas ligados à história das traduções da obra freudiana e ao dossiê "Para ler Além do princípio de prazer", história da Psicanálise e Filosofia da Ciência, sobre o paradigma winnicottiano e sobre a história da filosofia da psicanálise no Brasil.
Em 2021, na segunda coordenação de Eduardo Ribeiro da fonseca, tendo como vice Léa Silveira, tivemos um ano novamente tomado por incertezas no âmbito da crise sanitária mundial, realizamos novos eventos virtuais e continuamos com as iniciativas já iniciadas em 2020, tais como novas entrevistas com filósofas e filósofos da psicanálise e entrevistas temáticas com os seguintes pesquisadores: Vincenzo Di Matteo (1º coordenador do GT), Tania Rivera, Ana Carolina Soliva Soria, Celi Hirata, Janaina Namba e Daniel Omar Perez e novos dossiês relacionados às nossas pesquisas, O principal destaque do ano foi a realização do IX Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, entre 29 de novembro e 03 de dezembro, inteiramente virtual, e com os vídeos das mesas e cinferências integralmente registrados em nosso canal do Youtube, e cujos vídeos já tiveram cerca de 8 mil visualizações (números do Canal, fora o restante da Internet). O evento contou com 1.118 inscritos.
O tema dessa nona edição de nosso Congresso foi “Ler Freud: Uma homenagem a Luiz Roberto Monzani”. Falecido no início de julho deste ano, Monzani escreveu obras de referência para estudiosos da História da Filosofia e da Epistemologia da Psicanálise, tais como Freud: O movimento de um pensamento e Desejo e prazer na idade moderna. Seus diversos ensaios marcaram de modo decisivo o início dos estudos filosóficos da psicanálise no Brasil. Participaram do evento pesquisadores convidados pelo GT, tais como Laura Dethiville (Psicanalista, Membra da International Winnicott Association), Profª Maria Lúcia Cacciola (USP), Prof. Ricardo Espinoza Lolas (PUC-Valparaíso), Profa. Amy Allen (Penn State University).
O GT participou também da organização de outros eventos e grupos de estudos ligados aos seus membros e respectivas Universidades.
Também em 2021, O GT publicou, em conjunto com a linha de Pesquisa Filosofia da Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, o dossiê "Pluralismos na Psicanálise", publicado na Aurora: Revista de Filosofia, V. 33, N. 58 (2021) e organizado pelos Professores Eduardo Ribeiro da Fonseca (PUCPR) e Luiz Eduardo Prado de Oliveira (PARIS-7).
Em 2022, além de novas entrevistas para o canal do GT, foram realizados os eventos de lançamento dos livros de Léa Silveira “A travessia da estrutura em Jacques Lacan", do qual participaram Alessandra Martins e Pedro Ambra, e do livro organizado por Caroline Vasconcelos Ribeiro e Eder Soares Santos, chamado “Winnicott e a Filosofia”. Aconteceram também os eventos “Crítica da Razão Pura: obra doutrinária ou metodológica”, com Osmyr Gabbi Jr. e Daniel Omar Perez, o Congresso PhilPsyCh, capitaneado po Weiny Freitas Pinto, Fátima Caropreso e Richard Simanke, além da terceira edição da "Jornada de História da Psicanálise da PUCPR". No entanto, merece destaque a importantíssima volta do Encontro Nacional da ANPOF, no qual tivemos uma maciça participação dos colegas e do público, apesar das dificuldades. Ao final do ano, realizamos, entre 07 e 08 de novembro, o evento "“Horizontes e memória: os vinte anos do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF”, que além de uma retrospectiva de sua história, lançou uma ponte para o futuro de nossos debates.
Mencionamos também, no âmbito de nosso GT, as realizações dos eventos e publicações ligados ao Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise e agora mais recentemente os eventos e publicações da Rede PhilPsyCh - Rede de pesquisa em história e filosofia dos saberes psy e das ciências humanas. A Rede articula atualmente os trabalhos de três núcleos de pesquisa no Brasil e mais dois grupos internacionais, tendo realizado o seu I Congresso Internacional no ano de 2022, que está integralmente registrado no Canal do YouTube de nosso GT e que rendeu a publicação de um livro que está para sair em 2023. A iniciativa de ambos os grupos é capitaneada pelo nosso atual coordenador Weiny César Freitas Pinto.
Em 2022, foi lançado o selo editorial “Filosofia de combate”, no âmbito do PPGF da PUCPR, sob a perspectiva de divulgar as pesquisas em torno da filosofia da psicanálise e áreas afins, não apenas no âmbito da PUCPR, e que até a presente data já publicou três volumes disponíveis em formato físico e kindle. O quarto volume sai em 2023 e é uma tese de doutorado de Cléa Maria Ballão, defendida em 2022 no âmbito de nossa Linha de Pesquisa Filosofia da Psicanálise. O projeto visa também envolver jovens pesquisadores na atividade editorial, possibilitando a eles acesso ás ferramentas e à dinâmica da área editorial, que é tão decisiva na área da filosofia. Também nesse caso estamos buscando o envolvimento de nossos jovens pesquisadores membros de nosso GT de outras Universidades.
Por falar nisso, nos últimos anos tivemos a adesão de muitos jovens pesquisadores que, a partir daqui, com a nova gestão de Weiny Cesar Freitas Pinto e Aline Sanches, nos ajudarão a seguir nossa jornada, revigorados e com o olhar voltado para o futuro sem esquecer as nossas raízes que remontam ao período anterior à criação do GT, por pelo menos outros 20 anos. É uma história muito rica e que contribui de modo extraordinário para o avanço dos debates em torno dos temas da Psicanálise, a partir de perspectivas diversas e de uma imensa gama de pesquisas realizadas pelos nossos membros nessas décadas que perfazem a nossa história e das perspectivas futuras, que anunciam as novas e promissoras realizações que virão.
Principais Canais vinculados ao GT e à transmissão em Filosofia e Psicanálise na Internet:
GT Filosofia e Psicanálise (YouTube)
Tópicos de Filosofia da Psicanálise (YouTube)
Especast (Transmissão em Psicanálise e Filosofia/ Daniel Omar Perez)
Os links acima remetem para textos; o acervo de vídeos do canal do GT e outros, contendo nossos eventos integrais e, entrevistas com pesquisadores da área e muitas outras iniciativas do grupo, tais como lançamentos de livros e traduções.
Recursos eletrônicos dessa natureza nos parecem promissores para atingirmos os objetivos de conhecer, antes de tudo, o que se está pesquisando nesta área, facilitar o intercâmbio e divulgar os resultados. Eles não apenas complementam as iniciativas presenciais, mas também cumprem o importante papel de nos proporcionar um repositório de nossas realizações que assim cumprem o importante papel de difusão e democratização das pesquisas e dos debates em orno da Filosofia da Psicanálise no Brasil e também no cenário internacional.
Menciono também que foram copiados os nomes dos componentes da minha coordenação e da atual gestão que começa no presente ano e que se propõe a aprimorar os esforços da gestão que passou, tarefa na qual acreditamos que os novos coordenadores terão pleno êxito.
Coloco-me à sua disposição para eventuais complementações e esclarecimentos!
Atenciosamente,
Eduardo Ribeiro da Fonseca
Coordenador do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF 2019-2022
Coordenador da Linha de Pesquisa Filosofia e Psicanálise do PPGF da PUCPR