21o Encontro Internacional sobre Pragmatismo
03/11/2022 • GT Semiótica e Pragmatismo
O 21º Encontro Internacional sobre Pragmatismo traz, nesta edição de 2022, um especialmente rico repertório de temas em pragmatismo e semiótica que percorre suas versões teóricas clássicas e contemporâneas, fazendo nexo com os diversos problemas da história da filosofia e da cultura em geral, tornando-se, por isso, um evento de destaque no âmbito acadêmico brasileiro e estrangeiro. A conferência de abertura será feita pelo professor Robert Innis, do Departamento de Filosofia da Universidade de Massachusetts Lowell, às 15h30, na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro. Autor de inúmeros textos sobre estética, filosofia da religião, filosofia da linguagem e epistemologia comparativa, Innis abrirá o evento anual do Centro de Estudos de Pragmatismo, da PUC-SP, com a palestra “Os paradoxais fardos da originalidade e da criatividade”. E na quinta-feira, dia 10 de novembro, às 15h45, Innis apresentará seu novo livro “Dimensões dos encontros estéticos: percepção, interpretação e os signos da arte”, publicado pela Universidade de New York. O 21º Encontro Internacional de Pragmatismo é realizado, neste ano, no modo remoto e síncrono (os links para acesso às salas estão disponíveis no site do evento www.pragmatismopucsp.com.br/). O evento tem coordenação do professor Ivo Assad Ibri, diretor do Centro de Estudos de Pragmatismo, da PUC-SP.
O Encontro se estende por quatro dias (7, 8, 9 e 10 de novembro), com palestras, mesas-redondas e grupos de trabalhos nos períodos da manhã e da tarde. Na terça-feira, dia 8 de novembro, às 14h30, o filósofo Vincent Colapietro, da Universidade de Rhode Island, faz a palestra intitulada “Imediatez, alteridade e mediação”, com comentários da professora Lúcia Santaella, do programa de estudos pós-graduados em Comunicação e Semiótica, da PUC-SP. No dia seguinte, quarta-feira, a partir das 14h30, o filósofo David Dilworth, da Universidade de New York, fala sobre “A homologização alexandrina de Platão e Aristóteles por Peirce nas conferências de Cambridge de 1898”, e a filósofa Maura Striano, da Universidade de Napoli Federico II, encerra a sessão com o tema “Pragmatismo: o terceiro caminho para a democracia”. Na quinta-feira, às 14h30, a filósofa Rosa Maria Calcaterra, da Universidade de Roma, faz palestra sobre “A lógica, a ontologia e a arte: o círculo virtuoso da estética de Dewey.
Neste ano, o 21º Encontro Internacional de Pragmatismo terá quatro mesas-redondas. Na terça-feira, às 15h45, pesquisadores colombianos, que integram a Sociedade Latino-americana Peirce, apresentam seus trabalhos sobre “Avanços na matemática de Peirce: a escola colombiana”. Na quarta-feira, às 17h, o tema é Filosofia Política, com a participação de professores do programa de estudos pós-graduados em Comunicação e Semiótica, da PUC-SP, Lucrécia D’Aléssio Ferrara, Christine Greiner e Rogério da Costa, e do professor Antônio José Romera Valverde, do programa de estudos pós-graduados em Filosofia, também da PUC-SP. Na quinta-feira, dia 10 de novembro, às 11h, acontece a mesa-redonda do grupo de estudos sobre Pragmatismo e Ética, do Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP e, paralelamente, pesquisadores da Argentina (CONICET Córdoba) discutem o tema Pragmatismo, Estética e Educação.
As sessões de Comunicação, com a participação de pesquisadores do Brasil e estrangeiros, estão organizadas nos seguintes temas: Pragmatismo e Sociedade, Pragmatismo e Lógica, Diálogos com Pragmatismo, Contemporaneidade e Pragmatismo, Estética e Semiótica, Estética e Metafísica, Pragmatismo e Semiótica, Cultura Digital e Pragmatismo, Pragmatismo e Rorty e Semiótica e Epistemologia. No anexo, seguem as datas e horários do Encontro – e podem ser conferidos também no site do evento (www.pragmatismopucsp.com.br/).