Nagel's reduction theory revisited

Ano 11 nº 22 2019 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Henrique de Morais Ribeiro

Resumo:

O objetivo deste artigo é desenvolver um modelo de redução derivado do modelo de Nagel e do modelo dedutivo-nomológico de explicação. Propomos este desenvolvimento examinando sua consistência com a história da física, em particular, com a abordagem posterior de Nagel sobre a história da física. Na primeira parte, introduzimos a questão da redução interteórica. Na segunda, examinamos a consistência parcial do modelo dedutivo-nomológico de redução com relação às considerações posteriores de Nagel sobre a redução. Em conclusão, argumentamos que, em concordância com a teoria de Nagel, uma consistência total com a história da ciência e um critério necessário para qualquer teoria da redução e que a autonomia da ciência reduzida deve ser preservada.

Abstract:

The aim of this paper is to develop further a model of reduction derived from Nagel’s model and from the deductive-nomological model of explanation. We propose this development by examining its consistency with the history of physics, in particular, with Nagel ?s further account of the history of physics. In the first part, we introduce the issue of intertheoretical reduction. In the second, we examine the partial consistency of the derived D-N model of reduction with Nagel’s further considerations on reduction. As a conclusion, we argue that, in agreement with Nagel ?s theory, the full consistency with history of science is a criterion needed for any purported theory of reduction and that the autonomy of the reducing science is to be preserved.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.22.4

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/40996

Palavras-Chave: Intertheoretical reduction. Nagel. Scientific explanation.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.