Hermenêutica segundo Paul Ricoeur

Ano 12 nº 23 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Francisco de Aquino Júnior

Resumo:

Paul Ricoeur é um dos filósofos mais importante do século XX e um dos principais representantes da hermenêutica contemporânea Seu diálogo crítico-criativo com a história da hermenêutica oferece um acesso histórico-sistemático privilegiado ao debate acerca do estatuto teórico da hermenêutica: Não apenas retoma as teses de seus representantes mais importantes (abordagem histórica), mas, ao se enfrentar criticamente com suas aporias, alarga seus horizontes e inaugura uma nova fase na história da hermenêutica (abordagem sistemática). Esse trabalho apresenta em grandes linhas a leitura que Ricoeur faz da história da hermenêutica e sua contribuição nesse debate, procurando estabelecer, a partir daí, o status quaestionis do debate sobre hermenêutica.

Abstract:

Paul Ricoeur is one of the most important philosophers of the 20th century and one of the main representatives of modern hermeneutics. His critical-creative dialogue with the history of hermeneutics offers privileged historical-systematic access to the debate about the theoretical status of hermeneutics: Not only resumes the thesis of its most important representatives (historical approach), but, when facing critically with its aporias, it broadens its horizons and inaugurates a new phase in the history of hermeneutics (systematic approach). This work presents in broad lines the reading Ricoeur makes of the history of hermeneutics and its contribution to this debate, seeking to establish, from there, the status quaestionis of the debate on hermeneutics.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.2

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/43082

Palavras-Chave: Ricoeur. Hermenêutica. Estatuto teórico. Status quastionis.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.