Sem discurso, não há república: Hannah Arendt e a tradição republicana

Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Elivanda de Oliveira Silva

Resumo:

Apresentaremos neste artigo um percurso teórico que exemplifica o modo como o discurso foi pensado ao longo da história das ideias, situando-o no contexto moderno das disputas que configuram o domínio político. O objetivo é aproximar a interpretação de Hannah Arendt com a de alguns autores da tradição republicana e demonstrar que sem a valorização do discurso, como prática institucional relacionada à vivência política dos atores, não se funda um governo em sua vertente republicana.

Abstract:

In this article, we will present a theoretical path that exemplifies the way the discourse has been though throughout the history of ideas, placing it in the modern context of the disputes that configure the political domain. The objective is to bring Hannah Arendt’s interpretation closer to that of some authors of the republican tradition and to demonstrate that without the valorization of discourse, as an institutional practice related to the political experience of the actors, a government in its republican aspect is not established.

ISSN: 19844255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.13

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/44433

Palavras-Chave: Discurso. Domínio político. Tradição republicana. Governo.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.