Violência e ensino de Filosofia no Brasil
Ano 12 nº 24 2020 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Evanildo Costeski
Resumo:
Este artigo contem dois momentos: em um primeiro, são apresentados quatro tipos de violência: a violência por “ignorância”, a violência social, a violência estatal e a violência filosófica, e a relação com o Ensino de Filosofia no Brasil; em um segundo, é exposto o encontro dos europeus com os índios brasileiros, por meio dos escritos de Manuel da Nóbrega. Veremos como o medo foi utilizado pelos jesuítas para convencer os indígenas a se converterem e, por último, exporemos brevemente como o conceito de escravidão involuntária influenciou a constituição do direito subjetivo moderno.
Abstract:
This article contains two moments: at first, four types of violence are presented: violence for “ignorance”, social violence, state violence and philosophical violence, and the relationship with philosophy teaching in Brazil; in a second, the encounter between Europeans and Brazilian Indians is exposed, through the writings of Manuel da Nóbrega. We will see how fear was used by the Jesuits to convince Brazilian Indians to convert and, finally, we will briefly expose how the concept of involuntary slavery influenced the constitution of modern subjective law.
ISSN: 19844255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.24.2
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/43924
Palavras-Chave: Ensino de Filosofia. Violência. Missões Jesuíticas. Medo.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.