Ciência, liberdade e criação no pensamento de Pedro Américo
Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Vinícius Carvalho da Silva
Resumo:
Neste trabalho buscamos apresentar a concepção de ciência de Pedro Américo, discorrendo sobre sua contraposição ao positivismo, a defesa do “racionalismo experimental”, e a importância da liberdade, da autonomia e da busca da verdade como os valores centrais da Filosofia Natural. Por último, veremos como Arte e Ciência formam, no pensamento de Pedro Américo, a base de um ideal de vida e cultura, pautado pela liberdade de criação.
Abstract:
In this work, we seek to present Pedro Américo’s concept of science, discussing his opposition to positivism, a defense of “experimental rationalism”, and an importance of freedom, capacity and the search for truth as the values of Natural Philosophy. Finally, we will see how Art and Science form, in the thought of Pedro Américo, a basis for an ideal of life and culture, guided by the freedom of creation.
ISSN: 19844255
DOI: 10.36517/Argumentos.25.13
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61505
Palavras-Chave: Filosofia Natural. Liberdade. Verdade. Racionalismo.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.