A teoria do conhecimento de Antônio Pedro de Figueiredo

Ano 13 nº 25 2021 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Paulo Margutti

Resumo:

O presente artigo apresenta a teoria do conhecimento de Antônio Pedro de Figueiredo, com o objetivo de divulgar suas ideias e estimular o estudo de seu pensamento. Para tanto, expõe inicialmente as informações sobre a vida e a obra de Figueiredo. Em seguida, passa para a apresentação de suas ideias nos artigos Certeza Humana e Processos Lógicos do Espírito Humano. Depois disso, desenvolve uma interpretação detalhada da teoria do conhecimento presente nesses artigos. Ao final, é feito um rápido balanço dos resultados apresentados, na expectativa de que o artigo tenha despertado a atenção das pessoas para o pensamento de Figueiredo.

Abstract:

The current paper presents Antonio Pedro de Figueiredo’s theory of knowledge, with the purpose to divulge his ideas and motivate the study of his thought. For that matter, informations about Figueiredo’s life and works are initially exposed. In what follows, his ideas in the texts Certeza Humana (On Human Certainty) and Processos Lógicos do Espírito Humano (Logical Processes of Human Mind) are presented. After that, a more detailed interpretation of the theory of knowledge as exposed in those texts is developed. In the end, a quick evaluation of the results obtained is made, in the expectation that people’s attention to Figueiredo’s thought has been awakened.

ISSN: 19844255

DOI: 10.36517/Argumentos.25.1

Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/61493

Palavras-Chave: Figueiredo. Teoria do conhecimento. Filosofia brasileira.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.