"Só se sente nos ouvidos o próprio coração"
Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Jovelina Maria Ramos de Souza
Resumo:
Clarice Lispector, em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, resgata elementos da mitologia grega na composição dos protagonistas de sua trama, como uma alusão direta ao canto XII da Odisseia, em que Odisseu escapa a sedução do canto das sereias amarrando-se ao mastro do navio. No drama clariciano, a busca de si, a partir do outro, é o elo que tanto une e separa, como inverte a ordem dos personagens homéricos, sendo Loreley, a sereia que ensina seus encantamentos a Ulisses, o professor de filosofia, que se transforma de sedutor em aprendiz. Para entender o matiz poético-filosófico do processo de reconhecimento da consciência que emerge e se recompõe dos dois personagens, proponho revisitar a análise de Benedito Nunes, em O drama da linguagem e O dorso do tigre.
Abstract:
In An Apprentice or the Book of Pleasures Clarice Lispector employs elements of Greek Mythology in the composition of the protagonists of her drama, as we can see in the direct allusion of Odissey XII, where Odysseus escapes the seduction of the siren’s songs by binding himself to the masthead of his ship. In the claretian drama, the search for the self, starting from the other, is the link that both unites, divides, and reverses the Homeric characters, being Loreley the siren who teaches her charms to Ulisses, the teacher of philosophy, who thus turns from seducer to apprentice. To comprehend the poetic-philosophical core of the process of recognition of the consciousness of both characters that surfaces and then is recomposed, I shall revisit the analysis made by Benedito Nunes in both O Drama da Lingaguem and O Dorso do Tigre.
ISSN: 1984-4255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.7
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/71556
Palavras-Chave: Busca de si. Desejo. Paixão. Benedito Nunes. Clarice Lispector.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.