Confirmation of conditionals and Carnap's reduction sentences
Ano 14 nº 27 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Miguel López-Astorga
Resumo:
Uma vez que o condicional material pode ser verdadeiro em três situações diferentes, um dado empírico pode confirmar diferentes condicionais. De fato, o mesmo dado pode confirmar até condicionais que parecem estar em contradição entre eles. Por meio de um exemplo apresentado por Khemlani, Byrne e Johnson-Laird, esta questão é considerada mais abaixo. Para isso, o presente artigo recorre ao conceito de sentença de redução oferecido por Carnap. As conclusões remetem à ideia de que, se este último conceito for assumido, os problemas da confirmação do condicional parecem desaparecer. Isso é, pelo menos, no que diz respeito ao exemplo tratado aqui.
Abstract:
Given that the material conditional can be true in three different situations, an empirical datum can confirm different conditionals. In fact, the same datum can confirm even conditionals that appear to be in contradiction with each other. By means of an example presented by Khemlani, Byrne, and Johnson-Laird, this issue is addressed below. To do that, the present paper resorts to the concept of reduction sentence offered by Carnap. The conclusions refer to the idea that, if this last concept is assumed, the problems of the confirmation of the conditional seem to disappear. This is, at least, as far as the example dealt with here is concerned.
ISSN: 1984-4255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.27.11
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/71064
Palavras-Chave: Carnap. Condicional. Confirmação. Predicado. Sentença de redução.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.