Weber: entre convicção e responsabilidade

Ano 14 nº 28 2022 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes

Resumo:

Este artigo vai se centrar na obra de Max Weber A política como vocação analisando a parte final da obra onde o autor trata sobre a ética da convicção e a ética da responsabilidade. Em nossa análise tentaremos demonstrar o quanto o pensamento de Weber é influenciado tanto pelo florentino Nicolau Maquiavel e o alemão Immanuel Kant. Se entendermos a ética da convicção como uma ética voltada para a escolha moralmente correta independentemente das consequências, poderemos verificar uma forte relação com o imperativo categórico kantiano desenvolvido na obra Fundamentação da metafísica dos costumes. Por outro lado, a ética da responsabilidade se aproxima da categorização da política como separada da moral feita por Maquiavel no Príncipe. Os traços dessas duas obras estão presentes na sutileza da escrita weberiana ao conceituar as características da política e sua ação através da figura principal daquele que a exerce, isto é, o político.

Abstract:

This work aims to focus on Max Weber’s work Politics as a vocation, analysing the final part of the work where the author deals with the ethics of conviction and the ethics of responsibility. In our analysis we will try to demonstrate how Weber’s thought is influenced both by the Florentine Nicolas Machiavelli and the German Immanuel Kant. If we understand the ethics of conviction as an ethics aimed at the morally correct choice regardless of the consequences, we will be able to verify a strong relationship with the Kantian categorical imperative developed in the work Groundwork of the Metaphysics of Morals. On the other hand, the ethics of responsibility approaches the categorization of politics as separate from the morals made by Machiavelli in the Prince. The traces of these two works are present in the subtlety of Weberian writing when conceptualizing the characteristics of politics and its action through the main figure of the one who exercises it, that is, the politician.

ISSN: 1984-4255

DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.28.6

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/78068

Palavras-Chave: Weber. Kant. Maquiavel. Ética. Filosofia Política.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.