Urstiftung und Krisis: Anmerkungen zu zwei Grundbegriffen der Phänomenologie
Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Nicola Zambon
Resumo:
Utilizando uma abordagem crítica, este artigo visa interpretar dois dos conceitos mais importantes do trabalho tardio de Husserl: crise (Krisis) e fundação original (Urstiftung). É dada especial atenção ao fundo metaforológico, bem como às implicações não intencionais do uso de ambos os conceitos por Husserl.
Abstract:
Utilizing a critical approach, this article aims to interpret two of the most important concepts of Husserl’s late work: crisis (Krisis) and original foundation (Urstiftung). Special attention is paid to the metaphorological background as well to the unintended implications of Husserl’s use of both concepts.
ISSN: 1984-4255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.3
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81705
Palavras-Chave: Fenomenologia. Edmund Husserl. Martin Heidegger. Crise. Mundo da vida.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.