O enigma da palavra: Levinas e a afasia do mundo contemporâneo
Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Marcelo Fabri
Resumo:
A crise do mundo contemporâneo pode ser interpretada em grande medida como uma crise da palavra. Levinas afirma que fazemos parte de uma civilização de afásicos, dominada por um silêncio desconcertante e desumanizante. Para ele, sem a palavra que vem de uma alteridade radical, o pensamento seria apenas um acúmulo de informações, sem nenhuma orientação. Tampouco conseguiríamos manter viva a busca da verdade, que é animada pelo desejo do outro. Argumentamos no sentido de mostrar que a palavra tem uma dupla função: a) ensinar-nos o significado da orientação a objetos (luta para evitar mal-entendidos e obscuridades, ou, simplesmente, entrada no espaço das razões); b) significar por contraste ao fenômeno, ou seja, a palavra é um enigma, ela vai além da objetivação. Eis o sentido que nos permite pensar “mais” do que somos capazes de visar. Eis a condição para uma permanente e imprevisível renovação da vida cultural.
Abstract:
The crisis of the contemporary world can be interpreted to a large extent as a crisis of the word. Levinas thinks that we are part of a civilization of aphasics, dominated by a disconcerting and dehumanizing silence. For him, without the word that comes from a radical otherness, thinking would just be an accumulation of information, without any orientation. Nor would we be able to keep alive the search for truth, which is animated by the desire of the other. We argue in the sense of showing that the word has a double function: a) to teach us the meaning of object orientation (fighting to avoid misunderstandings and obscurities, or, simply, entering the space of reasons); b) signify by contrast to the phenomenon, that is, the word is an enigma, it goes beyond objectification. The word is the meaning that allows us to think “more” than we are capable of aiming at. The word is the condition for a permanent and unpredictable renewal of cultural life.
ISSN: 1984-4255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.11
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81322
Palavras-Chave: Palavra. Fenômeno. Enigma. Alteridade. Crise.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.