A enfermidade do amor em Lucrécio e Catulo
Ano 15 nº 29 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: José Carlos Silva de Almeida
Resumo:
O presente artigo aponta que tanto Lucrécio quanto Catulo entendem o amor passional como uma enfermidade, assim como coincidem nas descrições de tal doença em todas as suas etapas. O que é então que os separa? Onde está a confrontação entre eles? A resposta se encontra na atitude que cada um adota diante da enfermidade. Enquanto Lucrécio considera o amor passional como algo reprovável e que há de ser evitado ouvindo a razão, Catulo, ainda que esteja consciente dos efeitos negativos deste tipo de amor, não pode evitar se entregar a ele.
Abstract:
The present article points out that both Lucretius and Catullus understand passionate love as an illness, as they coincide in the descriptions of such a disease in all its stages. What then is it that separates them? Where is the confrontation between them? The answer lies in the attitude that each one adopts in the face of illness. While Lucretius considers passionate love to be something reprehensible and to be avoided by listening to reason, Catullus, although aware of the negative effects of this type of love, cannot avoid surrendering to it.
ISSN: 1984-4255
DOI: https://doi.org/10.36517/Argumentos.29.22
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/82958
Palavras-Chave: Enfermidade de Amor. Remédio. Lucrécio. Catulo.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.