O jogo das cartas lógicas de Shiver

Ano 15 nº 30 2023 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Frank Thomas Sautter

Resumo:

Anthony Shiver (2013) desenvolveu dois jogos de cartas lógicas para a prática da derivação no contexto da Lógica Proposicional Clássica. Embora ele tenha apresentado os contornos gerais desses jogos, muitos detalhes do desenho deles estão faltando. Neste artigo proponho uma metodologia para o desenho detalhado do primeiro dos jogos de Shiver. Esta metodologia utiliza uma abordagem informacional para a seleção das cartas do baralho, que conforma-se a critérios de alcançabilidade de cada carta e de balanço entre elas.

Abstract:

Anthony Shiver (2013) developed two logical card games for the practice of derivation in the context of Classical Propositional Logic. While he has laid out the general outlines of these games, many details of their design are missing. In this paper I propose a methodology for the detailed design of the first of Shiver games. This methodology follows an informational approach to the selection of logical cards in the deck, that conforms to criteria for the reachability of each card and the balance between them.

ISSN: 1984-4255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/81312

Palavras-Chave: Ensino de lógica. Lógica proposicional clássica. Informação semântica. Alcançabilidade. Balanço.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.