Adorno, Beckett e o sujeito deformado: reflexões sobre a vida danificada
Ano 1 n°1 2008 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: André Luís Bonfim Sousa
Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar alguns dos aspectos básicos da interpretação crítica de Adorno das peças de Beckett. A relação entre Theodor W. Adorno (1903-1969) e Samuel Beckett (1906-1987) é discutida a partir do exame de alguns textos de Adorno, como Versuch, das Endspiel zu verstehen (Tentando entender Fim de Partida) (1961), Negative Dialektik (Dialética Negativa) (1966) e Ästhetische Theorie (Teoria Estética) (1970). Para alcançarmos nosso objetivo examinamos a questão da condição humana e do sujeito deformado nas peças de Beckett. Analisamos os argumentos que conduziram Adorno a aderir a uma interpretação histórica da condição
Abstract:
The aim of this article is to analyze some basic aspects of the Adorno’s critical account of Beckett’s plays, especially Beckett’s interpretation of human condition and conception of ‘deformed subject’. The discussion of the relationship between Theodor W. Adorno (1903-1969) and Samuel Beckett (1906-1987) will be based on the following texts authored by Adorno: Versuch, das Endspiel zu verstehen (Trying to understand Endgame), 1961; Negative Dialektik (Negative Dialectic), 1966 and Ästhetische Theorie (Aesthetic Theory), 1970.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18914
Palavras-Chave: Adorno. Beckett. Dialética Negativa.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.