O jovem Marx e os limites da política moderna

Ano 1 n°1 2008 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Renato Almeida de Oliveira

Resumo:

Este texto pretende apresentar algumas idéias fundamentais do pensamento político do jovem Marx. Tais idéias foram desenvolvidas a partir da crítica à emancipação política moderna. A política, para Marx, na modernidade, através do sistema representativo, cinde os indivíduos em cidadãos e burgueses, sobrepondo o Estado político aos seus membros, configurando-o como o comitê privado da burguesia.

Abstract:

This text presents some fundamental ideas of the young Marx, which are related to his criticism of the modern view of emancipation. It will be pointed out that Marx believes that the representative system of modernity warps politics, shapes the state as the committee of the bourgeoisie, which privileges its own interests to the detriment of citizens.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18923

Palavras-Chave: Estado moderno. Emancipação política. Emancipação humana. Karl Marx.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.