Kant: Reprodução e esquema

Ano 1 n°2 2009 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Claudio Sehnem

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre a síntese da reprodução na imaginação e o esquematismo. Sabe-se que a síntese da reprodução pode ser tomada, segundo Kant, como sendo a própria imaginação transcendental. Se nós temos, portanto, a imaginação transcendental como fonte do esquema, é preciso compreender como se dá a relação entre o esquema e a síntese.

Abstract:

The purpose of this paper is to analyze the relation between the synthesis of reproduction in imagination and the schematism. It is known that the synthesis of reproduction, according to Kant, can be considered as the transcendental imagination itself. Hence, if we take the transcendental imagination as the source of the schema, it is necessary to understand how the relation between the schema and the synthesis takes place.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18936

Palavras-Chave: Síntese. Esquema. Imaginação. Reprodução.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.