Existência Enquanto Predicado de Primeira Ordem: Algumas Conseqüências e Objeções

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: André Nascimento Pontes

Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar a abordagem de primeira ordem do predicado de existência no contexto do argumento do não-ser de Platão e da Teoria dos objetos de Meinong, bem como as críticas mais freqüentes a essas duas teorias. Com isso, pretendo mostrar que a noção de que "existe" é um predicado de objetos, embora intuitiva, e pode conduzir a vários problemas filosóficos. É na tentativa de revelar a verdadeira forma lógica do predicado de existência e de solucionar tais problemas que uma leitura de ordem superior do predicado de existência se legitima.

Abstract:

The objective of this paper is to present the first order approach of the existence predicate in the context of Plato’s nonbeing argument and the Meinong’s Theory of Objects, as well as to present the most frequents criticisms to two theories. Therefore, I intend to show that the notion that “existing” is a predicate of the objects, which, although intuitive, can lead to the several philosophical problems. It is in the attempt of revealing the true logical form of the existence predicate and to resolve such problems that a superior order approach of the existence predicate legitimates itself.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18945

Palavras-Chave: Existência. Lógica. Ontologia.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.