O lugar dos Fatos na Teoria Pictórica

Ano 2 n°3 2010 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Manoel Pereira Lima Junior

Resumo:

Neste artigo, pretendemos investigar o papel que os fatos cumprem na teoria pictórica do Tractatus de Wittgenstein. Com efeito, tal "teoria" pretende que a proposição seja um modelo dos fatos. Desse modo, nossa análise deve girar em torno da capacidade que uma proposição tem de representar um fato e de que maneira um fato se relaciona com a verdade. Assim sendo, a nossa abordagem será uma análise filosófica das condições de enunciação de um discurso significativo sobre o mundo. Portanto, pretendemos identificar qual é a contribuição da chamada "teoria pictórica" do Tractatus para o campo da ciência e para o campo da filosofia, já que, nesta obra, Wittgenstein determina os limites do que é dizível e do que apenas pode-se mostrar. Por conseguinte, a noção de "fato", no Tractatus, é basilar para um entendimento do que seja a "verdade" de acordo com a teoria pictórica. E isso, parece-nos ser relevante para a filosofia da linguagem contemporânea, visto que tem prevalecido certa noção de verdade como contingência e não como necessidade na contemporaneidade. Essa interpretação, certamente, é uma herança do Tractatus que foi sendo incorporada e modificada pelos filósofos da linguagem, inclusive o próprio Wittgenstein na sua última fase, a das Investigações Filosóficas.

Abstract:

This article aims to investigate the role played by facts in the picture theory of Wittgenstein’s Tractatus. Indeed, such ‘theory’ claims that the proposition is a model of the facts. Thus, the analysis must work about the capacity that a proposition has to represent a fact and how a fact relates with the truth. So, our approach will be a philosophical analysis of the conditions of enunciation required by a meaning ful discourse about the world. Hence, we aim to investigate what is the contribution made by the so called ‘picture theory’ to the realm of science and to the realm of philosophy, once that in the Tractatus Wittgenstein determines the limits of what can be said and what can be only shown. Consequently, the notion of ‘fact’ is fundamental to understand what is the ‘truth’ according to the Tractatus’ picture theory. And this seems to be relevant to the contemporary philosophy of language, as nowadays has prevailed a certain notion of truth as contingency rather than necessity. This interpretation is certainly a legacy of the Tractatus that was being built and modified by philosophers of language, including Wittgenstein himself in his last phase, that of the Philosophical Investigations.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18946

Palavras-Chave: Fato. Proposição. Verdade. Teoria pictórica.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.