Ceticismo e morte em Michael de Montaigne: O problema da imortalidade da alma na apologia de Raymond Sebond

Ano 3 n°5 2011 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Tiago Barros Duarte

Resumo:

Este artigo tem a intenção de analisar a relação de dois dos principais temas do pensamento de Montaigne, o ceticismo e a morte. Para tanto, avaliaremos suas considerações a respeito da imortalidade da alma na Apologia de Raymond Sebond, texto onde o autor trata de forma mais cuidadosa do problema do ceticismo e de sua relação com a religião.

Abstract:

This paper aims to reflect about the relation between two of the major themes of Montaigne’s thought, skepticism and death. For this, we will evaluate his view on the problem of the immortality of the soul in the Apology for Raymond Sebond, text where the philosopher deals more carefully with the problem of the skepticism and its relation with religion.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18992

Palavras-Chave: Ceticismo. Morte. Imortalidade da alma.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.