A categoria "reconhecimento" na teoria de Axel Honneth

Ano 3 n°5 2011 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: José Aldo Camurça de Araújo Neto

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo analisar a categoria reconhecimento na teoria de Axel Honneth. Para tanto, o autor recorre aos escritos juvenis de Hegel no período de Jena. Neste período, Hegel desenvolve uma teoria da intersubjetividade que propicia a elaboração do termo reconhecimento como um pano de fundo onde se dão os conflitos. É neste contextoque Axel Honneth desenvolve sua teoria crítica em sua obra Luta por Reconhecimento.

Abstract:

This article analyzes the category in recognition of Axel Honneth theory. To this end, the author uses written juveniles of Hegel in Jena. During this period, Hegel develops a theory of intersubjectivity that encourages the development of term recognition as a backdrop where conflicts. This context, that Axel Honneth develops its critical theory in his struggle for Recognition.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/18993

Palavras-Chave: Reconhecimento. Intersubjetividade. Conflito. Crítica. Luta.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.