Ação, poder, promessa: para uma crítica da soberania

Ano 5 n°9 2013 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

Autor: Theresa Calvet de Magalhães

Resumo:

A crítica radical da noção de soberania e de toda política fundada na soberania percorre toda a obra de Hannah Arendt. Para compreender a sua concepção (e sua critica) da soberania, tal como foi desenvolvida no Capítulo V [Action] da obra The Human Condition, e em ensaios como "What is Freedom?" (1960), temos de retomar rapidamente, ou de esboçar, a sua concepção da ação e do poder.

Abstract:

Arendt’s radical critique of the concept of sovereignty in politics pervades all her work. To understand her concept of sovereignty and her critique of sovereignty, clearly articulated in her chapter on ‘Action’ from The Human Condition and in such essays as “What is Freedom?” (1960), we must briefly recall her conception of action and power.

ISSN: 19844255

Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19000

Palavras-Chave: Arendt. Ação. Poder. Soberania.

Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)

A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.