Arendt e a crítica ao romantismo na biografia de Rahel Varnhagen
Ano 5 n°9 2013 • Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
Autor: Helton Adverse
Resumo:
Este artigo propõe fazer uma breve análise da crítica ao romantismo presente na biografia de Rahel Varnhagen escrita por Hannah Arendt no começo dos anos 1930. A hipótese central é a de que esta crítica é um dado relevante para o desenvolvimento ulterior do pensamento político arendtiano. Além disso, este artigo tenta mostrar a plausibilidade da sugestão de que há uma influência da obra de Carl Schmitt, Romantismo Político, sobre a concepção arendtiana do romantismo.
Abstract:
This paper aims to examine the criticism Arendt makes to the Romanticism in her biography of Rahel Varnhagen, written in the early thirties. The central hypothesis is that this criticism is a relevant element in the ulterior development of Arendt’s political thought. Besides that, this paper tries to demonstrate that there is an influence of Schmitt’s wok Political Romanticism on Arendt’s conception of Romanticism.
ISSN: 19844255
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/19003
Palavras-Chave: Hannah Arendt. Romantismo. Filosofia política. Carl Schmitt.
Argumentos: Revista de Filosofia (UFC)
A ARGUMENTOS é um projeto que visa ampliar o espaço de visibilidade dos trabalhos dos pesquisadores em Filosofia. Como meio de expressão, enseja divulgar o julgamento reflexivo dessa comunidade. ARGUMENTOS é espaço de debate, aberto e plural, capaz de acolher os mais diferentes interesses filosóficos. O critério norteador da revista é a qualidade argumentativa, a boa escrita e o bom domínio do discurso filosófico. Escrita no plural, a revista acolhe os vários tipos de argumentos (demonstrativo, verossímil, metafórico, dialético, político etc). O intuito é apresentar, integrar e expandir a produção dos autores em Filosofia do Brasil e do exterior. A edição, na forma impressa e eletrônica da revista, visa facilitar o acesso e a difusão das traduções, resenhas, entrevistas e artigos publicados.